Com o clima gelado do inverno que se aproxima, as doenças respiratórias acabam sendo uma ameaça em potencial à saúde. Isso porque as baixas temperaturas propiciam a alta disseminação de vírus que causam infecções como a gripe e a covid-19.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Guarapuava, houve um aumento de 34% no número de pacientes com infecções de vias aéreas superiores nas Urgências e Emergências. Além disso, subiu 17% os casos de sinusites, bronquites, amigdalites e pneumonias.
O levantamento da Saúde de Guarapuava compara os atendimentos da Upa do Batel e Urgências do Trianon e Primavera durante o período de 17 de abril a 16 de junho. Assim, a secretaria reforça que quem tiver sintomas de síndromes gripais leves e moderadas, faça a triagem on-line pela assistente virtual Sara.
ESPECIALISTAS
Conforme a médica da Urgência do Primavera Bruna Karen Pereira, uma forma de evitar o contágio é fazendo “lavagem nasal sempre que necessário, pois devolve a hidratação das mucosas e lava possíveis patógenos”.
Períodos de mudança drástica de temperatura aumentam a procura aos pronto atendimentos, também nos períodos mais frios a tendência é da procura ser nas horas mais amenas do dia. Normalmente existem picos no início dos meses mais frios e secos, que depois tendem a diminuir. Esse é o padrão comum, claro que cada local e cada ano tem particularidades.
Para o médico Gilberto Saciloto, alergista e imunologista de Guarapuava, muitos vírus se reproduzem mais no inverno, como gripe e sincicial respiratório. Segundo ele, neste ano esses vírus atingiram mais as crianças com menos de um ano.
De acordo com o imunologista, o corpo tem a imunidade nativa e adaptativa muito variável ao frio. “Ao choque térmico principalmente. Lembrando que nossas resistências não são projetadas para inverno. As vias aéreas ficam prejudicadas e permeáveis a entrada de vírus ou bactérias”.
SAÚDE
Em Guarapuava, as vacinas da gripe e da covid-19 estão disponíveis nas Ubs’s e no Cisgap para efetivar a imunização contra os vírus. Além disso, os pacientes podem identificar e monitorar problemas respiratórios por ‘teleconsulta’.
A assistente virtual Sara está disponível no site da prefeitura. Basta o usuário clicar no botão “Assistente SARA”, que fica no canto superior direito da tela. Caso os sintomas piorem, a assistente virtual vai encaminhar o paciente para um atendimento presencial.
Leia outras notícias no Portal RSN.