A canção diz que são as águas de março que fecham o Verão e Guarapuava é a cidade que comprovou isso. De acordo com informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a média histórica de chuvas registrada no município era de 121,6 milímetros. No entanto, no mês de março de 2025, choveu 242,6 milímetros, apresentando um crescimento de 99%.
Já no Distrito de Entre Rios, por exemplo, o crescimento apresentado foi de 46%. Isso porque, a média histórica de chuvas era de 151,4 milímetros e, em março, choveu 221,8 milímetros. Por fim, em União da Vitória, o crescimento registrado foi de 18%. Sendo assim, a média histórica de precipitação era de 106,0 milímetros e, em março, choveu 124,8 milímetros.
No entanto, algumas cidades da Região apresentaram chuvas abaixo da média histórica registrada. Em Laranjeiras do Sul, por exemplo, a média histórica apresentava 137,9 milímetros de chuva. Porém, em março de 2025, choveu 118,4 milímetros no município. Isso resultou em uma diminuição de 14%.
Já em Pato Branco, a diminuição apresentada ficou em 46%. Isso porque, a média histórica de chuva era de 164,9 milímetros, e, no mês de março, choveu apenas 88,6 milímetros no município. Por fim, Pinhão, que apresentava uma média histórica de 139,8 milímetros, no mês de março registrou apenas 102,2 milímetros de chuva. Dessa forma, apresentando redução de 27%.
AUMENTO NAS TEMPERATURAS
Para comprovar que o Verão é a estação mais quente, em 2025 as cidades da Região de Guarapuava apresentaram temperaturas médias mais elevadas do que a média histórica do mês de março. De acordo com informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as cidades de Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Pinhão, União da Vitória e o Distrito de Entre Rios apresentaram um aumento em relação as temperaturas médias históricas registradas em março.
A média histórica registrada no Distrito de Entre Rios era de 19,4°C. No entanto, em março, a temperatura média subiu para 20,2°C. Dessa forma, apresentando um crescimento de 0,8ºC. Já em Guarapuava, o aumento nas temperaturas é um pouco maior. A média histórica apresentava uma temperatura de 20,3°C e, no mês de março, a temperatura média foi de 21,3°C, um crescimento de 1°C.
Laranjeiras do Sul apresentava uma temperatura média histórica de 22°C. No mês de março de 2025, essa média subiu para 22,8°C, o que resultou em um crescimento de 0,8ºC. Além disso, Pato Branco foi a cidade que mais teve um aumento na temperatura média registrada. A média histórica era de 21,9°C e a média registrada em março foi de 23,3°C, apresentando um crescimento de 1,4ºC.
Pinhão também registrou um crescimento de 0,8ºC. A média histórica registrada apresentava 21,1°C e, no mês de março, a média registrada apresentou 21,9°C. Por fim, em União da Vitória, o crescimento registrado foi de 1ºC. Isso porque, a média histórica era de 21,2°C e em março os termometros registraram uma temperatura média de 22,2°C.
Leia outras notícias no Portal RSN.