Cristina Esteche
Nos dois primeiros meses de 2015, janeiro e fevereiro, e parte de março, Guarapuava registra cinco casos de tuberculose. Em 2014 foram 33 casos, segundo dados do Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (AMPS), ligado à Secretaria Municipal de Saúde.
Para prestart atendimento a esse public o município conta com Programa de Controle da Tuberculose (PCT), onde o paciente diagnosticado é encaminhado para o posto de saúde mais perto de sua casa, e recebe o tratamento sempre sob a supervisão de um profissional de saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em determinados casos, o paciente recebe o medicamento em domicílio, também sob a supervisão de um profissional de saúde, que acompanha a evolução do tratamento. Esse modelo de tratamento supervisionado é recomendado pelo Ministério da Saúde para que exista garantia da cura e seja evitado o abandono do tratamento.
O Centro de Referência de Atendimento à Tuberculose em Guarapuava funciona no Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária na rua Getúlio Vargas, 1523 – Telefone: (42) 3621-4531.