segunda-feira, 7 de abr. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Guarapuava teve fevereiro mais quente desde 1998

Além disso, no primeiro dia de março, o município atingiu a temperatura mais alta do ano, com os termômetros marcando 31,4 °C

Cidades da Região apresentam aumento na temperatura média registrada em março (Foto: Thiago de Oliveira/RSN)

Guarapuava enfrentou um dos fevereiros mais quentes da história, conforme apontam os dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A temperatura média no município atingiu 22,5 °C, a mais alta para o mês desde 1998. Além disso, o primeiro dia de março marcou o recorde de calor do ano, com os termômetros chegando a 31,4 °C.

As temperaturas elevadas acompanharam a tendência observada em todo o Paraná, onde 23 cidades registraram recordes de calor para fevereiro. Entre os fatores que contribuíram para essa onda de calor estão a escassez de frentes frias atuando sobre o continente e a predominância do sol por períodos prolongados.

Outras cidades da Região registraram temperaturas médias recordes. Laranjeiras do Sul, Palmas, Palmital, Pinhão e União da Vitória estão entre elas.

Além do calor intenso, as chuvas tiveram um comportamento irregular. Enquanto algumas cidades do Estado registraram volumes acima da média, outras ficaram com acumulados bem abaixo do esperado para o período. Segundo o Simepar, esse padrão típico do verão reforça a necessidade de atenção com os impactos do calor extremo, como desidratação e aumento da demanda por serviços de saúde.

O instituto alerta que a tendência para março é de continuidade do clima quente, com a previsão de chuvas ainda irregulares. Diante desse cenário, recomenda-se manter a hidratação constante, evitar exposição prolongada ao sol e buscar locais arejados para amenizar os efeitos das altas temperaturas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.