22/08/2023


Comunidade Cotidiano Região Saúde

Guarapuava tem seis casos suspeitos de sarampo

A 5ª Regional de Saúde teve 18 casos suspeitos de sarampo registrados. Sendo que 15 seguem em investigação e três foram descartados

sarampo

Todos os municípios pertencentes a 5ª Regional tiveram registros de casos suspeitos de sarampo (Foto: AENPr)

O Sarampo, uma doença considerada erradicada no Brasil, ressurgiu em alguns estados. A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença teve início na última segunda (7). Ao todo no Paraná foram confirmados 59 casos. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde no dia 2 de outubro, 376 casos foram notificados.

Deste total 59 foram confirmados, 270 ainda estão em investigação e 47 foram descartados. Além disso, o boletim informa que até o momento não houve relato de mortes pela doença. Assim, dos 59 casos confirmados no Estado, 26 são considerados casos prováveis em que fonte de infecção foi o Estado de São Paulo.

Além disso, dois pacientes podem ter adquirido a doença em Santa Catarina. Outros sete casos secundários de duas cadeias de transmissão distintas. Por fim, 24 casos sem vínculo definido. O boletim informa ainda que a maior incidência de casos é em jovens com idade entre 20 e 29 anos.

5ª REGIONAL

Na 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, que é a responsável por oito municípios da Região, foram notificados 18 casos da doença. Em todos os municípios que integram a regional houve casos. Sendo que 15 casos ainda seguem em investigação e apenas três foram descartados.

Em Boa Ventura de São Roque, Marquinho e Foz do Jordão houve um registro em cada cidade. Já em Prudentópolis, Cantagalo e Rio Bonito do Iguaçu foram apontados dois casos em cada município. Em Pitanga, três ocorrências. E em Guarapuava, seis.

IRATI

Na semana passada a Secretaria Municipal de Saúde de Irati emitiu um comunicado de vacinação extraordinária. A nota pedia que toda a população de circulou por determinados locais procurasse pela imunização. Isso porque um homem de 33 anos também está com suspeita de estar com a doença.

De acordo com Denise Homiak, responsável pelo setor de Epidemiologia da cidade, o caso segue em investigação. “Os sintomas do paciente foram conjuntivite, febre baixa, dor de garganta, tosse e exantema maculopapular que é aquela erupção cutânea avermelhada típica do sarampo”.

Ao todo 205 pessoas atenderam o chamado da Secretaria de Saúde.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A campanha de vacinação já imunizou 22.234 pessoas na Regional de Guarapuava. A vacinação contra o sarampo em Guarapuava está sendo intensificada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A campanha segue até 25 de outubro e tem o objetivo de suprir a demanda de vacinação contra a doença do município. Assim, podem tomar a vacina, crianças de seis meses a quatro anos, que não possuem a vacinação em dia.

Entretanto, para vacinar os filhos contra a doença, os pais devem ir até o Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde) ou em qualquer UBS do município, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Além disso, haverá um Dia D de vacinação ofertando doses no sábado (19), nas unidades do Bonsucesso, Guairacá,
Rio das Pedras, Palmeirinha e no Cisgap.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo