22/08/2023

Guarapuava tem um dos maiores especialistas em cerveja do País

imagem-67457

Guarapuava tem muitos profissionais que merecem nosso reconhecimento e admiração. Em todos os setores, são pessoas que realmente se especializaram e que se dedicam, ou melhor, vivem e têm real sentimento de satisfação e amor por aquilo que fazem.

Nos últimos meses conheci um desses profissionais, a quem rendo hoje meu reconhecimento público pelo seu profissionalismo e dedicação.

Noemir Antoniozzi é responsável pelas pesquisas de cevada da Cooperativa Agrária e tem uma experiência acumulada de 30 anos no setor. Por 17 anos ele comandou os campos de cevada da cervejaria Antarctica e diz que o sucesso da cultura na região de Guarapuava se deve aos investimentos gradativos em genética e manejo.

Sem conseguir disfarçar o brilho nos olhos quando fala do assunto, Noemir diz que a Agrária implantou junto aos produtores uma filosofia de produção inovadora. “A cevada requer atenção permanente dos produtores. O manejo é fundamental, pois não adianta investir em tecnologia de ponta e não cuidar a lavoura. Quanto mais investimentos e cuidados os produtores tiverem, melhor será a produtividade e, principalmente, a qualidade da cultura. Nós implantamos a filosofia de excelência do campo ao copo. Ou seja, os produtores passam a se sentir responsáveis pela produção de uma cerveja de alta qualidade, pois quanto melhor a cevada, melhor será o malte e, conseqüentemente, melhor será a cerveja. Eles assimilaram isso e todos se sentem parte do triângulo produtivo: cevada, malte e cerveja”, explicou.

Para atingir a excelência produtiva, a Agrária mantém parcerias com a Embrapa Pesquisas e atualmente possui mais de 10.000 parcelas de cevada em experimento no campo. “Para chegar ao estágio atual, foram realizados diversos cruzamentos genéticos, principalmente com cultivares da Alemanha. A cada ano estamos buscando aprimorar essas cultivares, adaptando-as ao clima e solo e buscando aumentar a produtividade e a qualidade do produto”, disse o pesquisador.

A Agrária também mantém parceria com a AB InBev, uma companhia de bebidas Belga-Brasileira formada em 2004 através da fusão da empresa brasileira Ambev e a belga Interbrew, com quem também troca experiências para constante melhoria genética.

Depois dessa entrevista com Noemir, o recomendável para os apreciadores de uma boa cerveja é perguntar antes de beber: “O malte é Agrária?”. Se for, a bebida é de qualidade.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo