22/08/2023
Guarapuava Segurança

Guarapuava terá Casa de Semiliberdade Feminina

Guarapuava foi escolhida para a construção da Casa de Semiliberdade por ter uma posição estratégica e forte referência nas pautas femininas

deputada-cristina-silvestri

Guarapuava receberá Casa de Semiliberdade (Foto: Ascom/Gabinete Parlamentar)

Guarapuava receberá uma Casa de Semiliberdade Feminina. O anúncio foi feito nesta quinta (14) pela deputada estadual Cristina Silvestri. Desse modo, com a chegada da unidade, o município se torna modelo de reeducação de menores infratoras no Paraná. De acordo com Cristina, a construção já tem garantia de gasto de R$ 3 milhões.

Recebi esta notícia com muito orgulho porque ela prova que Guarapuava realmente é exemplo neste assunto. Temos desenvolvido um trabalho de fortalecimento de meninas e mulheres em várias áreas, sempre com o apoio de projetos estaduais através da nossa articulação com o Governo, tanto no mandato, quanto na Procuradoria da Mulher. A instalação de uma unidade como esta é estratégica. Não só pela nossa posição no mapa do Paraná, mas também pela nossa estrutura para o desenvolvimento de projetos de ressocialização.

Anteriormente, a instalação desta casa foi tema de reunião na sede da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Assim como houve participação do coordenador geral da pasta, Cristiano Meneghetti. Na oportunidade, além da parlamentar, houve a participação do prefeito de Guarapuava, Celso Góes (CDN).

Dessa maneira, a demanda da Casa de Semiliberdade Feminina envolve um debate antigo no Estado. Hoje, apenas uma unidade trabalha a ressocialização de meninas, em Curitiba, na Casa Ana Richa.

Cristina e Celso debateram o tema em junho de 2021 (Foto: Divulgação/Gabinete Parlamentar)

Estudos do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca) identificaram em Guarapuava uma posição estratégica. Além de ser uma forte referência nas pautas femininas. Por isso, a execução do projeto será no município.

DINHEIRO

Para a construção, há uma garantia de R$ 3 milhões. Além disso, a fonte do dinheiro inicial é o próprio Cedca. O Governo deve complementar o valor necessário para a construção. O município cederá o terreno. Ainda não foi definido o local da construção.

Conforme a deputada, já há projetos em vista para dar suporte ao sistema socioeducativo de restrição e privação de liberdade em Guarapuava. Inclusive, estas iniciativas atenderão meninas de todo o Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.