22/08/2023
Agronegócio

Guarapuava terá cooperativa florestal, decidem produtores

imagem-66906

Em reunião organizada pelo Sindicato Rural de Guarapuava  nesta sexta feira (14), produtores rurais decidiram que uma cooperativa florestal deve ser criada no município, visando melhorar as condições de comercialização da madeira.

Uma comissão foi formada para dar continuidade aos trabalhos e está sendo agendada uma visita à Cooperflora Brasil. Segundo a engenheira florestal e produtora rural Hildegard Abt Roth, a cooperativa vai promover um melhor manejo florestal, facilitar o processo de comercialização, a troca de experiências e buscar soluções para os problemas comuns.

 Para a produtora Petronilia da Silva Nunes Schweigert, a cooperativa é o único caminho para os produtores de eucalipto. "Não temos para quem vender. A situação está complicadíssima", disse.

 Entre os 30 participantes da reunião, 20 produtores de pinus e/ou eucalipto da região deixaram seus nomes em uma lista de futuros cooperados.

  O tema começou a ser discutido no ano passado, através de uma demanda de produtores de madeira. O Sindicato desde então, vem apoiando a iniciativa, proporcionando condições para que os interessados possam realizar os debates necessários.

 Além de produtores, participaram da reunião o vice-presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Anton Gora, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Sandro Abdanur e empresários do ramo.

  A partir de agora, o assunto será encabeçado pela comissão e o próximo passo será a assessoria sobre cooperativismo, por parte de profissionais de instituições credenciadas para realizar esse trabalho.

   Interessados em participar das próximas reuniões devem acompanhar as notícias do sindicato pelo site  da entidade. Outras informações pelo telefone 42-3623-1115.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.