22/08/2023



Educação

Guarapuava terá dois Ejas fechados em 2016

imagem-101624

 Jonas Laskouski com Assessoria

Guarapuava – O número de escolas estaduais que podem fechar em 2016 não é 150 – como alertou a APP-Sindicato – nem 70, como o governo do Paraná chegou a anunciar. A Secretaria de Estado de Educação (Seed) avalia que, no máximo, 40 estabelecimentos terão as atividades encerradas. A situação deve ser definida até o final de novembro, depois de consultas à comunidade e aos gestores locais.

Em Guarapuava, nenhuma escola está entre as instituições que devem fechar as portas no próximo ano, mas o número de turmas deve ser reduzido. Nesta segunda (26), depois de uma coletiva de imprensa realizada em Curitiba, a APP Sindicato de Guarapuava, divulgou em primeira mão para a RSN que os Ejas (programa Educação de Jovens e Adultos) que funcionam nas escolas estaduais Antônio Tupy Pinheiro e Ruy Barbosa, em Guarapuava, devem ser fechados em 2016. Procurados pela redação da RSN , a direção dos colégios ainda não haviam sido notificadas sobre o fechamento das turmas. Só no Eja da Escola Tupy Pinheiro são 250 alunos matriculados, divididos em 12 turmas. “Não haveria motivo para fechamento, já que a demanda é grande e não pagamos aluguel. O prédio é do estado”, contesta Beatriz Neves, diretora da Escola Tupy. Um dos motivos alegados pela Secretaria Estadual de Educação para o fechamento das escolas no estado seria o gasto excessivo com aluguéis.

Além dos Ejas, mais uma turma do período noturno do Colégio Estadual Manoel Ribas também vai fechar. Para Terezinha Baiprai, presidente da APP Núcleo Sindical de Guarapuava, há uma certa incoerência por parte da Secretaria Estadual de Educação. “ Por exemplo, eles (Secretaria de Educação) alegam que o Colégio Manoel Ribas, que é um colégio histórico da cidade, fica muito próximo do Colégio Visconde de Guarapuava e que lá tem vaga suficiente”. O prof.Salvador Alvez de Souza, diretor do Colégio Manoel Ribas disse que os alunos serão prejudicados. “Mesmo já tendo fechado duas turmas no ano letivo de 2015, de maneira gradativa, ainda temos procura de alunos querendo cursar o 1º ano do Ensino Médio em nossa instituição”, salientou.

Enquanto os lados não se entendem, uma manifestação está prevista para acontecer nesta terça 27, em frente à Secretaria Estadual de Educação em Curitiba. Segundo a APP, Guarapuava estará representada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo