22/08/2023



Geral

Guarapuava terá dois representantes no Rodeio da Expogua

imagem-76968

Por Bruno Martins

O Circuito de Rodeios da 39ª Expogua começa nesta quinta-feira. Estarão na competição 35 peões de todas as partes do Brasil, mas a cidade que realiza o evento contará com apenas dois representantes. Eles são Amauri Siqueira, 35 anos, conhecido nas arenas por “Quebra-queixo” e Everton Campos, o Toni. A reportagem da RSN encontrou Quebra-queixo para falar um pouco da vida difícil de peão.

 “Nossa região não é tão boa para rodeios. Não existe muita oportunidade para peão daqui e a estrutura é muito precária, não temos onde treinar. Imagine se tivéssemos uma estrutura fixa como tem em Colorado e Barretos?”, questiona.

 Quebra-queixo não sabe ao certo quantas vitórias já teve na carreira. Mas já venceu cerca de 20 rodeios. Além disso, ele participou do maior circuito do país em Barretos nos anos 1999, 2000 e 2002. “Comecei com 15 anos de idade quando assistia “Fivelas de Ouro” na TV Manchete. Saí de Guarapuava e fui para São Carlos-SP quando comecei a participar de muitos rodeios”, conta. Ele chegou a trabalhar na Companhia de Tércio Miranda, que lançou o famoso touro Bandido nas arenas e depois o vendeu para Companhia de Paulo Emílio onde o animal brilharia na novela “América” (2005) da Rede Globo.

Atualmente, o peão não vive só dos rodeios, pois falta de opções na região e a necessidade de sustentar a esposa e três filhos pequenos fazem com que Quebra-queixo trabalhe em leilões e domação de cavalos e quando surge uma oportunidade ele mata a saudade das arenas.

Toni que volta depois de sofrer uma lesão em montaria ganha a vida com os rodeios, mas na maioria em eventos no Estado de São Paulo. "A expectativa é muito grande para ganhar aqui, sei que depende de muitos fatores, mas quero vencer na Expogua", diz.

PROGRAMAÇÃO DO RODEIO

A abertura do rodeio da 39ª Expogua será nesta quinta-feira (14) a partir das 20h30. A narração fica por conta do locutor Gleydson Rodrigues. A atração continua na sexta (15) e sábado (16), no mesmo horário, com narração de Marco Brasil e encerra no domingo (17) com Luizinho Mirante, com início às 20h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo