22/08/2023
Geral Guarapuava

Guarapuava terá Hospital Veterinário de Grandes Animais

imagem-132328

Da Redação

Guarapuava – Em breve, os proprietários de animais de grande porte terão um espaço especializado para atendimento médico-veterinário, em Guarapuava. Localizado às margens da PR 170, rodovia que dá acesso ao distrito de Entre Rios, o Hospital Veterinário de Grandes Animais funcionará em área anexa ao que atenderá também animais de pequeno porte. O atendimento acontecerá das 13h30 às 17h30. Pela manhã, o espaço é reservado para aulas práticas dos alunos do curso. Hoje a Campo Real atende 450 acadêmicos do primeiro ao sétimo semestre.

O projeto do hospital conta com uma área com mais de 200 metros quadrados. A estrutura será composta por sala de aula, laboratório de patologia e reprodução animal, baias para acomodações dos pacientes, sala de indução à anestesia, centro cirúrgico e área comum para atendimento clínico dos animais, contendo troncos de contenção, casqueamento e tronco para equinos. A capacidade é de cerca de 10 a 20 atendimentos diários com estrutura para 10 internamentos. 

O funcionamento aguarda apenas as liberações do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da Prefeitura.

Segundo a professora do curso de Medicina Veterinária, Aline Aparecida da Silva, no novo espaço serão desenvolvidos atendimentos clínicos, cirúrgicos e reprodutivos nas principais espécies dos animais de produção, bovinos, ovinos, caprinos e equinos. “As práticas serão realizadas por professores qualificados e com experiência na área, com o auxílio de alunos que estão cursando as disciplinas voltadas à clínica médica, clínica cirúrgica e demais disciplinas ligadas à produção animal”.

O Hospital de Grandes Animais será de fundamental importância para a formação profissional dos médicos veterinários. Os acadêmicos terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos clínicos e cirúrgicos adquiridos em sala de aula. 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.