Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Um ciclo de palestras abordará a saúde do servidor da segurança pública de Guarapuava e região. O evento, que tem entrada gratuita, acontece nesta sexta feira (23), a partir das 8h30, no Salão Nobre da Campo Real. A abertura do encontro será feita pela deputada estadual Cristina Silvestri, uma das apoiadoras do evento.
“Os servidores desta área precisam de atenção especial por possuírem um trabalho que, muitas vezes, compromete a sua saúde física e mental. O objetivo deste ciclo de palestras é justamente para tentar minimizar situações assim. Os servidores desta área precisam desenvolver a consciência de que cuidar da saúde deve ser prioridade e prática continua para evitar conflitos internos e, até mesmo, familiares”, disse Cristina, que já realizou trabalhos voltados para os servidores da segurança pública na época em que foi secretária de Assistência Social em Guarapuava.
De acordo com o psicólogo Giovani Caetano Jaskulski, coordenador do evento através do escritório regional da deputada Cristina, as palestras trabalharão a saúde física e mental, além de tratar também o convívio familiar e profissional através de conversas motivacionais.
“Serão quatro palestras para mostrar que boa saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente de ausência de sintomas e doenças”.
Segundo Jaskulski, um dos problemas mais comuns relatados pelos servidores é o estresse, causado, geralmente, pela constante pressão a área de segurança exerce.
“Com o tratamento ideal, nós podemos amenizar o estresse em ambientes voltados para a segurança pública. O estresse causa tensão mental e física, o que produz um desequilíbrio no funcionamento global do ser humano e enfraquece o seu sistema imunológico, deixando-o sujeitos a doenças e infecções”.
Além do cunho motivacional, o ciclo de palestras valerá certificação para os servidores participantes através da Escola Penitenciária. Participará como palestrante do encontro o professor e psicanalista Marcelo de Oliveira, a professora psicóloga Lucilene Hino, a professora, psicóloga e coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Campo Real, Ana Bela dos Santos e o professor e sócio fundador do Colégio Fera, Roberto Sene.
O evento é uma iniciativa da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), Escola de Formação Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP) e Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN). O encontro tem o apoio da Faculdade Campo Real e Prefeitura de Guarapuava.
PROGRAMAÇÃO