Está chegando o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para celebrar aqueles que doam vida, Guarapuava terá uma programação especial a partir de segunda (21). O Hemocentro está promovendo ações para reforçar a importância da doação. Por isso, de segunda (21) até a próxima sexta (25), a equipe vai servir um lanche diferente e entregará uma recordação para cada doador. Além disso, o Hemocentro também vai estar decorado para receber os doadores.
Já na sexta (25) que é oficialmente o dia do doador, haverá uma blitz educativa das 8h às 12h em frente ao Hemocentro. Em seguida, na parte da tarde, a partir das 14h até 17h, a ação vai ocorrer no campus Cedeteg da Unicentro, com a participação dos acadêmicos do curso de Medicina.
De acordo com o diretor do Hemocentro Regional de Guarapuava, Fernando Guiné esta é uma data importante para agradecer o comprometimento dos doadores dos 20 municípios da Região.
É justamente a presença dessas pessoas no dia a dia, cada vez mais próximas do Hemocentro que nos proporciona a condição de suprirmos os estoques de hemocomponentes de toda a nossa Região, inclusive enviando para outras unidades do Estado, com os números que a demanda pede. Nosso trabalho é um desafio diário em função dos diversos tipo sanguíneos e as diversas necessidade. Mas é por meio do doador que conseguimos cumprir a nossa missão e o nosso trabalho, e a nossa obrigação. Por isso o nosso reconhecimento ao doador!
DATA
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a data em 2004 para sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo. E assim, conscientizando a população da importância da doação de sangue, já que os hemocentros precisam manter um estoque adequado de sangue.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Já os menores de idade devem ter autorização e presença do responsável legal. Outro critério é que o doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado. Sendo assim, deve-se evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.
Conforme uma normativa do Ministério da Saúde, o período de espera para quem teve covid-19 poder doar sangue é de 10 dias. Além disso, as pessoas que tiveram contato próximo com um caso confirmado deverão ser consideradas inaptas pelo período de sete dias, após o último contato com essas pessoas.
Por fim, vale reforçar que quem recebeu a vacina contra a covid-19 deve esperar sete dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h.
Leia outras notícias no Portal RSN.