* Por Rogério Thomas
O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, anunciou na manhã desta quinta feira (03), durante os atos oficiais em comemoração aos 24 anos da universidade, que Guarapuava terá em breve um Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). O serviço é uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava e será incorporada à Central de Triagem. A estrutura física, que contará com o atendimento de dois patologistas, será implantada no Cedeteg.
O projeto do SVO de Guarapuava foi elaborado pela pro reitoria de Planejamento da Unicentro e será encaminhado para a Câmara de Vereadores para se tornar uma lei municipal.
De acordo com o pro reitor de Planejamento, Silvano Simões Rocha, o projeto foi baseado no SVO da USP em Ribeirão Preto, que é refer~encia para toda a América Latina. Segundo Silvano, que esteve em Ribeirão para buscar a experiência, o serviço é extremamente eficiente. “Fui testemunha de um caso que ocorreu em Ribeirão, de uma mulher que teve a morte constatada como natural. Após avaliação e investigação do SVO, comprovou-se que a mulher foi asfixiada pela neta e pelo namorado dela. Tudo isso a partir de uma mancha na garganta. Ou seja, foi comprovado um homicídio”, destacou Silvano.
O QUE é SVO?
Os Serviços de Verificação de Óbitos (SVOs) são instituições que têm por finalidade a determinação da realidade da morte, bem como a sua causa – desde que natural e não sob suspeita de violência – nos casos de óbitos ocorridos sem assistência médica ou com assistência médica, mas em que este sobreveio por moléstia mal definida.
O SVO é uma instituição responsável pela vigilância de enfermidades de notificação compulsória e coleta oficial de dados epidemiológicos, que permitem avaliações de riscos epidemiológicos de enfermidades.” (Parecer nº 30, da Sociedade Brasileira de Patologia).
Deve ainda ser ressaltado a “importância epidemiológica do esclarecimento da causa de todos os óbitos, inclusive os casos de morte natural com ou sem assistência médica, sem elucidação diagnóstica, para a definição e implementação de políticas de saúde. Além disso, a elucidação rápida da causa de morte em eventos relacionados a doenças transmissíveis, em especial aqueles sob investigação epidemiológica, com a finalidade de programar medidas oportunas de vigilância e controle de doenças, e, garantir à população acesso a serviços especializados de verificação da causa mortis decorrente de causa natural, com agilidade na liberação da Declaração de óbito.”(Port.nº.1.405, de 29.06.2006 – da criação da Rede de SVO Nacional).