22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Guarapuava teve quase 200 mil raios em 2022, diz Energisa

Energisa monitora incidência de raios e mantém plano de contingência para atender demandas no sistema elétrico provocadas por chuvas e raios

6bf65a8b-1226-4f45-be23-1460d950e9a3

Energisa monitora incidência de raios e mantém plano de contingência para atender demandas no sistema elétrico provocadas por chuvas e raios (Foto: Ascom/Energisa)

A Energisa Sul-Sudeste faz o monitoramento do tempo com o intuito de antecipar a mobilização das equipes para atender possíveis demandas relacionadas a temporais. E mediante esse monitoramento, a empresa constatou que em 2022, houve 191.714 raios em Guarapuava. Além disso, 2023 começou com chuva acima da média. E a segunda quinzena de janeiro também deve ter dias chuvosos, conforme a previsão.

De acordo com Luiz Moreto, gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste, esse monitoramento busca acompanhar atentamente a incidência dos raios, bem como a aproximação das chuvas, para minimizar os impactos desses eventos climáticos no sistema elétrico.

“Há situações em que os temporais podem ocasionar quedas de árvores, deslizamento de terras e, com a força do vento, lançam galhos e objetos sobre a rede elétrica. Isso provoca o rompimento de cabos de energia, quebra e queda de postes, estragos em equipamentos e estruturas. E prejudica diretamente os clientes com a interrupção no fornecimento da energia”.

Da mesma forma, as descargas atmosféricas podem ocasionar prejuízos, como princípio de incêndios, danos a equipamentos ou até provocar a morte de pessoas e animais.

(Foto: Ascom/Energisa)

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Por isso, a concessionária mantém um plano de contingência e estrategicamente antecipa os procedimentos operacionais e medidas preventivas que incluem treinamento de equipes, investimento em tecnologias, automação da rede e equipamentos inteligentes que permitem manobras à distância para recompor o sistema elétrico durante as ocorrências de chuvas. Com o plano, a empresa garante maior agilidade e segurança no restabelecimento da energia.

ORIENTAÇÕES

Além disso, a Energisa orienta a comunidade sobre como proceder em dias de tempo fechado, chuvas e ventos fortes. Assim sendo, conforme a empresa, para evitar prejuízos, deve-se desligar os aparelhos eletrônicos da tomada. Durante as tempestades, a alta incidência de raios pode provocar a interrupção do fornecimento de energia e, consequentemente, danos aos equipamentos.

Também é aconselhável não usar telefone com fio ou aparelho conectado à tomada. Evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras. Deixe para carregar o celular em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede wi-fi, dispensando o uso de fios.

Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e não fique a céu aberto, já que os raios são atraídos por pontos altos. E, dependendo de onde a pessoa estiver, ela pode se tornar esse ponto alto. Se encontrar cabos partidos na rua, não se aproxime em hipótese alguma, pois não é possível saber se o cabo está ou não energizado.

Por fim, caso o cabo partido caia sobre o veículo, permaneça dentro do veículo. Se você estiver do lado de fora, não chegue perto e chame a Energisa pelos canais de atendimento: Call center – 0800 70 10 326; Gisa (assistente virtual do WhatsApp) www.gisa.energisa.com.br; aplicativo para celular Energisa On; ou site www.energisa.com.br.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo