O Governo do Estado está investindo mais de R$ 9 milhões em construções, reparos e ampliações em escolas da região Centro-Sul do Paraná. Duas novas escolas já foram entregues e outra está em fase de conclusão.
“A estrutura das escolas é uma das condições básicas quando se pensa em uma educação de qualidade. O governo do Paraná está trabalhando firme para que todas sejam um ambiente agradável, adequado e seguro para alunos e funcionários”, destacou o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.
Em 2011 foram entregues as novas unidades das escolas indígenas Arandu Pyahu e Cacique Trajano Mrej Tar, no município de Turvo. Juntas, as escolas atendem cerca de 200 alunos.
Ainda em Turvo, a Secretaria da Educação está construindo o Colégio Estadual Professor Edvaldo e Maria Janete Carneiro. A nova escola está na fase final de acabamento. O prédio foi construído em uma área de 2,9 mil metros quadrados e tem com capacidade para atender 1,4 mil alunos. A previsão é entregar a obra no final de março. A nova escola contará com 12 salas de aula, quadra de esporte com alambrado e arquibancada, dois laboratórios, uma sala multiuso, biblioteca, seis salas para a secretaria, dois depósitos, cozinha, refeitório e uma casa para o caseiro.
O prédio foi construído dentro das normas técnicas para atender alunos com múltiplas deficiências. Há banheiros adaptados, rampa de acesso e pista tátil.
“Esses investimentos comprovam a prioridade que o governo está dando para a educação do Paraná e da nossa região. Isso garante a oferta da educação de qualidade para os nossos alunos”, disse o chefe do núcleo de educação de Guarapuava, José Valdir Kukelcik.
Ampliações
Outras três unidades estão passando por ampliações. No município de Goioxim, o Colégio Estadual João Ferreira Neves está recebendo cinco salas de aula e banheiros masculino, feminino e um banheiro adaptado para alunos com múltiplas deficiências. A previsão é que a obra termine no final de março.
No município de Reserva do Iguaçu, no Colégio Estadual Izabel Siqueira os alunos já estudam nas novas instalações. A escola recebeu quatro salas de aula novas, banheiros feminino e masculino, um banheiro adaptado e outro para professores.
Em Guarapuava, o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, foi ampliado com nove salas e laboratórios para os cursos técnicos. A escola atende mais de mil alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico. Já o Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro, passou por uma ampla reforma. Outras 18 escolas da região Centro-Sul estão passando por reformas e pequenos reparos.