22/08/2023
Economia Guarapuava Saúde

Guarapuava, uma cidade que se transforma em polo regional de saúde

Cidade dos Lagos terá cinco unidades que serão diferenciais na área da saúde em Guarapuava e Região

clínica

Hospital Regional na Cidade dos Lagos (Foto: Cilla)

Com três milhões de metros quadrados de área, o bairro planejado Cidade dos Lagos de Guarapuava, abrigará iniciativas ligadas à saúde. Além de contribuir para que a cidade se transforme em polo regional de saúde, as unidades vão atender a população de Guarapuava e de pelo menos outras 20 cidades da Região. Assim, isso se traduz num universo de 500 mil pessoas que serão beneficiadas.

De acordo com empreendedores, estão em construção dois hospitais, dois centros especializados e um centro de saúde geral. Todos planejados com arquitetura moderna e equipamentos de última geração. Portanto, um conjunto de fatores que garantirão a qualidade de atendimento aos pacientes.

Dessa forma, com tantos projetos em andamento na área da saúde, Guarapuava passará a ser uma referência não somente regional, mas estadual.

Conforme a visão dos empresários, empreendimentos de alto padrão e complexidade são capitalizadores de recursos humanos e financeiros. Assim, esse duo acaba impactando diretamente na economia local e na qualidade de atendimento à população.

Além do estímulo à saúde, outros sete pilares alicerçam o planejamento do bairro Cidade dos Lagos: segurança, tecnologia, lazer, educação, trabalho. Além da natureza e ações sociais, ambientais e culturais.

HOSPITAL REGIONAL DO CENTRO-OESTE

O Hospital Regional é uma iniciativa pública, com estrutura de 16.100 mil metros quadrados, seis pavimentos, quatro andares, além do heliponto. Assim, no prédio estão previstos 150 leitos, destes 30 UTI adultos e 10 pediátricos. De acordo com o projeto, a área de abrangência de atendimento do Hospital é de 470 mil pessoas da região.

A capacidade é para atender entre 800 e 1 mil internamentos por mês, de todos os tipos de doenças e especialidades. Assim, a expectativa é que o Hospital Regional seja inaugurado no primeiro semestre de 2020.

HOSPITAL DO CÂNCER

Outra iniciativa pública, o Hospital do Câncer já está com as obras em andamento. Conforme o projeto, terá estrutura de 12 mil metros quadrados, com 40 leitos adultos, 20 leitos UTI. Além disso, será composto por setores de radioterapia e quimioterapia, centro cirúrgico, atendimento ambulatorial e casa de apoio aos pacientes.

CENTRO MÉDICO EMPRESARIAL 

O Centro Médico Empresarial, edifício de 15 andares, terá 60 salas amplas, em construção. Destina-se a profissionais de saúde em geral, e empresários de outros ramos. O prédio contará com estacionamento coberto e três elevadores, com capacidade para 13 pessoas cada um. De acordo com empreendedores, o projeto foi pensado para garantir conforto e comodidade aos pacientes. Afinal, o público terá à sua disposição, num mesmo prédio, diferentes tipos de especialidades. A perspectiva de inauguração é para abril de 2020.

CENTRO AVANÇADO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM SANTA INÊS 

O Centro Santa Inês será especializado em exames avançados. Lá o paciente terá à disposição exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiograma. Também estará disponível a ultrassonografia, mamografia e raio-X.

CENTRO OFTALMOLÓGICO 

O Centro Oftalmológico trará um atendimento de excelência e alta tecnologia para a saúde dos olhos. Assim, as abordagens serão preventivas, clínicas, cirúrgicas e terapêuticas.

SERVIÇO

Confira em breve a reportagem mais detalhada sobre o pilar lazer, e entenda o que faz com que o megabairro guarapuavano seja uma referência em empreendimentos desta natureza. Acompanhe aqui

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.