A implantação de uma unidade do Samu Regional em Guarapuava e a unificação de consórcios de saúde da 5ª Regional foram apresentadas nesta manhã (7) pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Em uma audiência pública que ocorreu na Câmara Municipal, prefeitos, vereadores, secretários municipais de Saúde e deputados ressaltaram a importância da estrutura para o atendimento da Regional.
O Governo do Estado pretende implantar a unidade e uma das etapas é o pacto com todos os municípios da regional. Conforme Beto Preto, a orientação do governador Ratinho Junior era de viabilizar ações no Paraná. “Sendo assim, queremos promover a descentralização da saúde, que é propriamente a regionalização, trazer o serviço para mais perto da casa das pessoas”.
Assim, a 5ª Regional de Saúde, de Guarapuava, abrange 20 municípios e é a única que ainda não possui um Samu Regional, contando neste momento com um Samu municipal.
Além disso, Beto Preto anunciou o envio de 17 novas ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado para atendimento na Região. “Então, 12 ambulâncias de suporte básico e cinco de suporte avançado, em um investimento que o Estado está antecipando este aporte ao atendimento de urgência e emergência na Região de Guarapuava”.
ESPECIALIDADES
O Governo do Estado também já aportou R$ 10 milhões para a obra do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Desse modo, os consórcios municipais de saúde, juntamente com a Secretaria da Saúde, estão discutindo o perfil assistencial.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou a relevância da discussão para o fortalecimento regional de saúde. “Não podemos pensar em saúde municipal, precisamos pensar em saúde regional. Contamos com grandes investimentos do Governo do Estado, como o hospital regionalizado e o Ambulatório Médico de Especialidades para atendimento aos paranaenses”. Por fim, para Celso Góes a reunião é um marco histórico, já que o trabalho será feito com logística e planejamento.
Leia outras notícias no Portal RSN.