22/08/2023


Guarapuava Saúde

Guarapuava vai receber doses da vacina da Pfizer em parceria com a BioNTech

A descentralização faz parte da estratégia da secretaria estadual da Saúde de colocar todas as vacinas recebidas à disposição

vacinação gua

Vacinas (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava passa a integrar a estratégia de distribuição das vacinas contra covid-19 produzidas pela Pfizer em parceria com a BioNTech. Assim, se junta a outros quatro municípios que também fazem parte desse projeto, são eles Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e duas cidades da Região Metropolitana de Curitiba (Colombo e São José dos Pinhais). Dessa maneira, as 39.780 doses chegam nesta terça (18) ao Paraná.

A descentralização faz parte da estratégia da secretaria estadual da Saúde de colocar todas as vacinas recebidas à disposição da operacionalização do programa de imunização. Além disso, de tratar todos os municípios de forma isonômica – ambas recomendações do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O imunizante produzido pela Pfizer/BioNTech necessita de cuidados específicos na logística. Isso porque, a longo prazo, eles precisam de armazenamento a -70°C, temperatura que requer freezers de alta performance. No entanto, a vacina pode ficar armazenada a -20°C por até duas semanas, e ainda entre 2º e 8ºC por até cinco dias. Desse modo, as janelas de intervalo possibilitam que, seguindo os prazos corretos, a vacina seja aplicada em municípios que não estejam equipados com os freezers ultracongelantes.

TERCEIRO LOTE

No terceiro lote, mais cidades foram então incluídas no plano. Para a escolha, a secretaria leva em consideração a capacidade vacinal do município. Assim, o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior, explica que, neste momento, a palavra de ordem é praticidade.

Não adianta descentralizar apenas dois ou três frascos de vacina por município nesse momento. Isso geraria uma expectativa muito grande em função do resultado. Seguindo essa lógica, optamos por colocar a Pfizer em cidades maiores, que têm em média um mínimo de 200 mil habitantes. Essa é a linha de corte para começar uma experiência de maior descentralização, trabalhando com esse prazo mais curto.

Neste terceiro lote, as vacinas da Pfizer/BioNTech são todas destinadas à primeira dose dos grupos de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência. A remessa chega no Aeroporto Afonso Pena às 19h20, sendo encaminhada na sequência para o Cemepar.

Municípios que não recebem as doses deste imunizante são compensados na mesma proporção com doses das duas outras vacinas: Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac) e Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz).

5ª REGIONAL

A 5ª Regional de Saúde recebe hoje (18) a 19ª remessa de vacinas. Assim, sendo um total de 10.165 doses. Dessas, 4.385 da segunda dose AstraZeneca para população de 65 a 69 anos. E, 5.780 da primeira dose da Coronavac para gestantes e e puérperas. As vacinas vão ser distribuídas aos municípios da Região amanhã (19).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo