22/08/2023
Esportes Guarapuava Paraná Região

Guarapuava vai sediar em março uma etapa do Transparaná 2022

A competição vai passar por Guarapuava no dia 3 de março. São mais de 300 competidores percorrendo 1,3 mil km entre Foz do Iguaçu e Curitiba

d67b8b8a-3_principal-800x445

Guarapuava vai sediar a etapa do Transparaná na próxima semana (Foto: Divulgação)

Mais uma vez Guarapuava se destaca ao fazer parte da rota do Rally Transparaná. A 28º edição da competição de aventura já tem data marcada para o dia 3 de março, no Parque Lacerda Werneck. Desse modo, são 430 competidores em toda a disputa.

Contudo, Guarapuava vai receber cerca de 130 participantes que trilharão as estradas da Região, presenciando as paisagens naturais que o município oferece. O motivo é que alguns esportistas de outra categoria vão estar em outro município.

Conforme a secretaria de Turismo e Eventos, Katriane Mila, a competição atrai olhares para a cidade. “O Transparaná é o maior raid do Brasil, sendo uma vitrine para o turismo, pois reúne jipeiros de todo o país. Então, ficamos muito felizes em estar na rota deste grande evento esportivo para mostrarmos nossa cidade, nossas belezas naturais e nossa forma de receber os visitantes. Além disso, o rally movimenta os setores que envolvem o turismo”.

Na etapa municipal, a programação envolve a chegada dos participantes prevista para às 15h. Além da premiação da etapa de Laranjeiras do Sul, a largada do percurso em Guarapuava e a partida para Imbituva na sexta (4). A edição de 2022 vai reunir três modalidades: jeep, bike e moto.

Segundo o diretor de Inovação, Incentivo e Fomento ao Esporte do Paraná, Tiago Augusto Gabelik Campos, a disputa promove o melhor do esporte de aventura. “Guarapuava já tem a tradição de receber esse tipo de evento e está no centro do Estado. Faremos aqui uma grande chegada festiva com shows e as competições de motocross no Jordão e o ciclismo de pista”. 

De acordo com o secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, Milton Roseira, receber o Transparaná é motivo de orgulho para o município. Isso porque, além de fomentar o esporte, fomenta também o turismo.

É muito bacana e a gente convida a população de Guarapuava para esse evento que é gratuito e ocorre no Parque de Exposições Lacerda Werneck onde vão chegar os jipes e as motos. Além disso, vai ter um show musical.

Assim, a ideia é que os participantes iniciem a competição em Foz do Iguaçu e atravessem o Estado, com destino a Curitiba. Assim, a competição percorre 1,3 mil quilômetros, impulsionando o turismo e o esporte. O encontro ocorrerá entre os dias 1° e 5 de março.

Para quem gosta de aventura, o Transparaná ainda está recebendo inscrições pelo link. O valor inclui 10 camisetas, GPS de rastreamento diário, troféu até o 5° colocado, troféu final até o 10° colocado e o troféu de participação acima do 10° colocado. No entanto, não é cobrado os valores de apoios.

OUTRAS REGIÕES

Além de Guarapuava, outros municípios da Região também vão receber a competição. Entre eles está Laranjeiras do Sul, no dia 4 e Imbituva, no dia 5. Isso porque, o objetivo da disputa é atravessar o Paraná de Oeste a Leste. Dessa forma, os participantes vão priorizar as trilhas e as estradas de terra que marcaram a história do Brasil. Por exemplo, os caminhos históricos percorridos por desbravadores, tropeiros, colonizadores, índios e jesuítas.

Conforme o secretário de Esportes de Laranjeiras do Sul, Rafael Nascimento, o encontro trará muitos benefícios para cidade, fomentando a economia local. “O projeto contempla apenas quatro cidades do Estado e fortalece várias redes, como a de hotelaria, combustível, gastronomia e cultural, trazendo entretenimento para população nesses dias de Carnaval”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.