22/08/2023



Esportes

Guarapuava vai sediar fase final dos Jogos Escolares do Paraná

Guarapuava irá sediar entre os dias 28 de junho e 06 de julho da fase final B (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares do Paraná (JEP. A fase regional começa dia 26 de abril e se estende até o dia 25 de maio. A fase macrorregional acontece de 5 a 9 de junho. A fase final da categoria A – 15 a 17 anos – tem data marcada para 9 a 17 de agosto, sem solicitação de sede ainda.

O anuncio oficial das datas foi feito hoje (07) pelo Governo do Paraná.

Jogos Escolares completam 60 anos

Os Jogos Escolares do Paraná (JEP), que já foram Jogos Estudantis, Jogos Colegiais, completam 60 anos em 2013. No ano passado, tiveram sua maior edição com a participação de 61 mil pessoas, de 386 municípios nas fases regionais. A competição, destinada a adolescentes, estimula o desenvolvimento esportivo nas escolas paranaenses.

Os jogos são realizados pela Secretaria Estadual de Educação e organizados pela Secretaria Estadual do Esporte, com o apoio das prefeituras. O público são alunos das escolas públicas e privadas, separados em duas categorias: 12 a 14 e 15 a 17 anos. São disputados em 15 modalidades: atletismo, basquete, badminton, ciclismo, futsal, futebol, ginástica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez, além das modalidades para atletas de modalidades especiais.

“Entender como são realizados os Jogos Escolares é um pouco complexo para quem não vive a experiência de ver o sorriso de um atleta, que é um aluno, um adolescente que sonha em ser um ídolo. As várias fases que são realizadas nos revelam histórias emocionantes”, resume o secretário do esporte Evandro Rogério Roman.

Os JEP começam nas aulas de educação física, em que cada professor identifica os melhores alunos nas suas modalidades e monta a seleção da sua escola. Alguns municípios realizam fases municipais para saber qual instituição vai representar a cidade, na fase regional. Nessa fase não há a participação do Governo do Estado, e a responsabilidade da realização é de cada Secretaria Municipal de Esporte.

FASES

Para fazer a primeira seleção das melhores equipes em cada modalidade é realizada a Fase Regional em cada um dos 32 núcleos da Secretaria da Educação. Em 2012, esta fase reuniu 43.197 atletas de 1.473 instituições públicas e privadas de 386 municípios, atingindo 97% das cidades paranaenses. Ainda na fase regional 2.942 atletas com necessidades especiais engrandeceram ainda mais a competição. E no segundo semestre, com o Bom de Bola na modalidade de futebol, outros 15.560 atletas participaram da festa esportiva promovida com a parceria da Parati Alimentos. No cômputo geral das fases regionais, chegou-se a 61.699 participantes.

Os campeões de cada fase regional disputam a Fase Macrorregional, compreendendo quatro núcleos de educação. Foram oito macrorregionais e com a participação de 17.460 atletas. Os melhores de cada macrorregional passaram para a Fase Final que em 2012 teve novidade.

Com a complexidade de alojar todos os atletas de uma Fase Final, no ano passado, pela primeira vez, as categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos) foram realizadas em sedes e datas distintas, além do futebol que teve realização no segundo semestre. Em Francisco Beltrão na final da categoria B, foram 4.527 atletas de 552 escolas de todo Paraná. Em Toledo, sede da final da categoria A, foram 4.955 atletas de 593 escolas. Em Astorga, final do Bom de Bola, 1.516 atletas de 106 escolas fizeram festa do futebol. Somando, as fases finais somaram 10.998 atletas.

A grandiosidade dos Jogos Escolares se dá quando todos esses números são condensados em apenas um: a participação de 90.157 alunos/atletas, o consumo de quase de 300 toneladas de alimentos em todas as fases, o envolvimento de outras 10 mil pessoas para a realização dos jogos: professores, técnicos, acompanhantes, motoristas, cozinheiros, árbitros, jornalistas, coordenadores técnicos, staff de apoio.

Márcia Tomadon, coordenadora geral dos JEP, diz que a qualidade técnica está melhorando ano a ano. “O nível está muito bom. Podemos medir isso com a participação do Paraná nas Olimpíadas Escolares. Desde 2005 quando foi criada as Olimpíadas, 2012 ficará marcado como a melhor participação do Paraná, tanto no 12 a 14 anos, quanto no 15 a 17 anos.”

A coordenadora informou que os paranaenses conquistaram o segundo lugar na classificação geral de medalhas nas Olimpíadas Escolares, nas duas categorias. No 12 a 14 anos, foram 43 medalhas e no 15 a 17 anos foram 53 medalhas conquistadas. Com o resultado de medalhas expressivo, o Paraná ficou apenas atrás de São Paulo. “Toda delegação de Estado que vai para as Olimpíadas pensa em ser o segundo. Estamos, todos os outros Estados, longe ainda dos paulistas, mas a diferença vem caindo ano a ano.”

“Tivemos 80 municípios sediando os Jogos Escolares, isso só foi possível porque não condensamos o alojamento de todos os atletas num mesmo período, isso porque o futebol foi realizado no segundo semestre. Além disso, as finais também foram muito bem avaliadas”, avaliou Márcia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo