22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Guarapuava vai ter uma muralha digital, diz Celso Góes

Celso Goés se refere à Central de Monitoramento em parceria com a 'Ilumina Guarapuava', com 120 câmeras e convênio com as polícias

Central de Monitoramente vai contar a Polícia Militar (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O prefeito Celso Góes (CD) anunciou pelas redes sociais dele que Guarapuava vai contar com uma “muralha digital”, cobrindo toda a cidade. Após a instalação de 120 câmeras de segurança em pontos estratégicos, a Central de Monitoramento está em fase de conclusão. De acordo com informações levantadas pelo Portal RSN, cerca de 80 câmeras já encontram-se em funcionamento. Outras 40 dependem de detalhes que estão sendo ajustados.

Conforme o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa, que participou do processo da Parceria Pública Privada (PPP), a Central de Monitoramento está prevista no contrato com a Ilumina Guarapuava.

Toda a construção da Central, assim como os equipamentos, são de responsabilidade da Ilumina Guarapuava. O município não gasta nenhum centavo.

O monitoramento da cidade vai estar sediado no antigo Parque de Máquinas da Prefeitura, no Bonsucesso. De acordo com Celso Góes, já existe um convênio com a Polícia Militar para que a 1ª Companhia da PM se instale no mesmo local. Também estão sendo feitas parcerias com as Polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil.

Essas parcerias são é essenciais para a segurança pública. Em breve, teremos uma muralha digital cobrindo toda a cidade, proporcionando mais tranquilidade para todos.

Outra garantia de segurança é que o provedor da Central fica em Curitiba. Isso impede que qualquer registro de imagem seja apagado. “Qualquer ato que seja feito para apagar imagens como a danificação da Central, por exemplo, será nula”. Conforme Paulo Dirceu, tudo fica armazenado no sistema em Curitiba.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.