22/08/2023



Guarapuava Política

Guarapuava vive ambiente favorável para se tornar uma “smart city”

Ideias inovadoras no município, principalmente no cenário digital, alavancam diversos setores, como a educação básica

cidade-de-guarapuava

Cesar Filho durante palestra sobre crescimento digital de Guarapuava, em Beltrão (Foto: Secom/Divulgação)

Guarapuava está se transformando numa cidade inteligente, utilizando como plataforma as ferramentas disponibilizadas pela tecnologia. A criação de um ambiente embasado em inovação proporciona um olhar diferenciado nas áreas da saúde, da energia, no bom gerenciamento do lixo, nas melhorias do trânsito com a implantação de semáforos inteligentes em algumas ruas centrais da cidade, na integração entre sistemas públicos, na oferta de serviços digitais ao cidadão. Mas é na educação básica que reside o conceito futurista de preparação para o futuro.

Leia também
Cidade dos Lagos inclui Guarapuava em seleto grupo de cidades inteligentes
Guarapuava é a oitava cidade do Paraná a mais contratar mulheres, indica relatório
Guarapuava integra ranking nacional de cidades comprometidas com a universalização

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), em palestra proferida no Fórum de Cidades Digitais em Francisco Beltrão, durante a semana, e que reuniu 30 municípios, as disciplinas tradicionais como ciências, geografia, matemática, português, entre outras, são importantes, mas precisam estar associadas a iniciativas inovadoras, que permitiam o desenvolvimento do aluno dentro de um conceito de empreendedorismo.

Precisamos pensar qual é a educação que queremos. Precisamos criar um ambiente de cultura inovadora que façam dos nossos alunos pessoas com senso crítico, criativos.

Para o prefeito, que abordou o mesmo tema em seminário nacional, em São Paulo, esse é o grande desafio.

“Precisamos fazer as nossas crianças saírem da casinha para que aprendam a saber pensar, a se desafiarem, que sejam encorajadas a saírem de dentro da casinha”.

Aula de robótica (Foto: Secom/Divulgação)

Para que tudo isso faça sentido, em Guarapuava, algumas ações já estão sendo desenvolvidas e fazem parte de uma estratégia que tem como base permitir que a evolução do uso dos recursos que estão sendo disponibilizados pela era tecnológica, se transformem em ferramentas de informações úteis para quem vive na cidade.

Segundo Cesar Filho, as ferramentas de tecnologia tem a capacidade de oferecer a qualidade na educação, além de aproximar a escola do universo do aluno.

“Hoje a maioria das crianças possui smartphone e acesso ao Google, onde qualquer pesquisa pode ser feita e isso não pode ser ignorado”.

Atualmente, em Guarapuava, muitas instituições de ensino vem passando por uma reforma e se adaptando a esse novo mundo. Uma atividade extracurricular, por exemplo, oferece aulas de robótica, onde os estudantes da rede municipal de ensino aprendem ciências, matemática, física e engenharia usando o raciocínio lógico e criatividade, em aulas dinâmicas e interativas. Por semestre, no contraturno escolar, são atendidas 300 crianças, do 4º e 5º ano, das escolas municipais da cidade e dos distritos. As aulas teóricas e práticas acontecem todos os dias, na Escola Antonio Lustosa, sendo uma vez por semana para cada turma. Os instrutores são profissionais da área de engenharia. Porém todos os alunos da rede municipal podem participar das aulas.

Aplicativo Fala Saúde (Foto: Caio Budel/RSN)

“Uma gestão moderna e inovadora precisa comunicar-se, de forma clara e objetiva, com a população”, diz o prefeito.

Seguindo essa linha de pensamento, foi criado o Fala Saúde, um aplicativo pelo qual o usuário tem acesso à agenda no setor de especialidades, podendo visualizar dia e horário de sua consulta. É possível também monitorar os atendimentos de urgência e emergência nas unidades do Trianon, Primavera e UPA Batel, para auxiliar no deslocamento àquelas com menos fila e mais médicos; receber informações sobre o setor da saúde, como campanhas de vacinação, por exemplo; e ainda avaliar os serviços de saúde do município através de uma pesquisa de satisfação de usuário. O aplicativo pode ser baixado em todos os aparelhos smartphones que possuem sistema android.

Atividade do LAB durante a Campus Party, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Outra iniciativa inovadora é o Laboratório de Ideias, criado pela prefeitura, que entre outras atividades, se une ao campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), ao Sebrae e Sindicato da Madeira, num projeto que vai conectar a universidade com a indústria para desenvolver novas tecnologias que beneficie o setor produtivo que busca inovação.

Já aprovado a parceria pública privada (PPP), dará uma guinada na iluminação pública. Segundo o prefeito, além de modernizar o sistema e reduzir o consumo de energia, cria um ambiente favorável para outras inovações da gestão municipal, principalmente aquelas voltadas à segurança pública, tudo dentro de uma equação financeira consistente, sem comprometer as receitas do município e sem custos à população.

Cesar Silvestri Filho (Foto: Divulgação)

Cesar Filho é autoridade no assunto, palestrando em vários eventos nacionais, incluindo o “PPP Fórum Ilumina Brasil”, que ocorreu em São Paulo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo