Depois de chegar no menor patamar de internamentos, com 30% de ocupação, e fechar leitos exclusivos para atendimento da covid-19, o número de pacientes internados voltou subir em Guarapuava. De acordo com os dados atuais da Secretaria Estadual de Saúde, a ocupação de leitos de UTI está em 47,5% no município.
Atualmente, a única unidade hospitalar que possui leitos exclusivos para o tratamento da doença em Guarapuava é o Hospital Regional. Desse modo, conta com 40 leitos de UTI e 80 de enfermaria. Sendo que a ocupação está em 19 e 10 leitos, respectivamente. A média de novas confirmações, que chegou a 25 no dia 2 de agosto, também aumentou e até o fim da tarde de ontem (15) estava em 37.
Conforme os dados da Saúde do município, nestes 15 primeiros dias de agosto, 542 pessoas já tiveram resultado positivo para a doença. E oito pessoas perderam a vida. No mesmo período do mês anterior 457 pacientes positivaram.
EMINÊNCIA DE BANDEIRA AMARELA
Durante o fim de semana, o Portal RSN já alertou sobre a possibilidade de regressão para a bandeira laranja. Isso porque, nos últimos 21 dias houve crescimento de 40% no número de casos ativos no município. Por isso, a situação ainda exige alerta.
O secretário de Saúde, Jonilson Pires, voltou a reforçar a necessidade de manutenção das medidas de segurança. “Sabemos que as pessoas já estão cansadas desse longo período de restrições. Mas, infelizmente o vírus não cansou. E precisamos manter os cuidados de prevenção, com uso de máscaras, higienização constante das mãos, distanciamento social e ventilação adequada. Com o aumento do índice de vacinados, estamos cada vez mais perto de vencermos esta etapa, não vamos descuidar. A manutenção da bandeira depende de um esforço comum”.
Leia outras notícias no Portal RSN.