Taís Nichelle
Linda e corajosa: essa é Flavia Adria, a modelo guarapuavana que desfilou no São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina. Com pouco tempo de carreira, Flávia integrou o desfile de dois dos maiores estilistas brasileiros da atualidade: Lino Villaventura e Fernanda Yamamoto.
A modelo esteve hoje (26), acompanhada pela mãe Maria Lizete Schvarz na redação da RedeSul de Notícias. Logo de cara, a beleza dela grita. Que moça linda! Porém, em um segundo momento, o que sobressai é a coragem dessa menina, que aos 18 anos de idade largou tudo para correr atrás do seu sonho.
Um sonho, que de cor-de-rosa, nada tem. O mundo da moda é cruel e seletivo. Mesmo com o biotipo perfeito para a profissão (ela tem 1,78m de altura!), Flavia batalha diariamente para conquistar o seu espaço. “Sonho em ser modelo desde criança. Participei de algumas seletivas locais, mas nunca dava certo. No ano passado, decidi me mudar para Curitiba. Lá, conheci o Douglas Henning, que é booker da Mega Model Sul. Ele viu em mim um potencial e me apresentou para a matriz da agência, que é em São Paulo. Há quatro meses, decidi me mudar para lá”, conta ela.
Orgulhosa, a mãe comenta a coragem da filha: “Ela largou tudo e foi em busca do sonho dela! Primeiro, ela trancou a faculdade que fazia aqui em Guarapuava e foi para Curitiba tentar a sorte. Depois, largou um emprego bom em Curitiba e foi para São Paulo”. Pergunto então, como ela se sente como mãe diante disso tudo e ela responde: “É difícil. Só ouvimos falar sobre as coisas ruins que acontecem nas cidades grandes. Meu coração fica apertado. Mas, eu confio na minha filha, confio na educação que eu dei pra ela”.
A menina, que viveu a maior parte da sua vida no bairro Vila Carli, que estudou no Colégio Visconde de Guarapuava e que fez um ano de Pubicidade e Propaganda na Faculdade Campo Real, hoje trilha seu caminho pelo mundo. Com alguns meses de carreira, ela já possui um currículo de respeito: além de desfilar no São Paulo Fashion Week, Flávia fez dois desfiles para a Vogue: um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Também fotografou recentemente para um editorial da revista L’officiel.
Mas, se engana quem pensa que a vida dela é só glamour. "O glamour está presente, principalmente nos trabalhos em eventos. Porém, a maior parte é ralação: tem que acordar cedo todos os dias, pegar ônibus e metrô pra ir do outro lado da cidade fazer testes. O pior é que no geral, ouvimos mais não, do que sim”, relata.
Além de desfilar para as grifes Victoria's Secrets e Chanel, cursar Arquitetura é um dos sonhos de Flavia, que fez o Enem no último final de semana. Estudar é um dos ensinamentos que aprendeu com a mãe. “Ela tem que estudar, fazer uma faculdade… Carreira de modelo é passageira. Quero que ela se forme, para ter uma segurança”, confessa Maria.
Apesar de sentir falta do pão feito pela mãe, da família e dos amigos, ela diz que não pretende voltar para Guarapuava. “Se eu tiver que voltar, significa que fracassei como modelo. Eu gosto de Guarapuava, sinto saudades. O problema é que aqui não encontrei muitas oportunidades”. Se é assim, Flavia, os guarapuavanos desejam que você vá, mas leve contigo o nome da nossa cidade e, é claro, muita torcida dos seus conterrâneos. Sucesso!
Instagram: @flaviaadria