22/08/2023

Guarapuavana faz sucesso com a música a “Passarinha”

imagem-40236

Por Jessica  Lange (*)

O Paraná é conhecido por ser o berço de muitos cantores sertanejos. Daqui saíram grandes nomes como Chitãozinho e Xororó e também Michel Teló. Mas, o estado não é composto apenas das vertentes sertanejas. Um exemplo disso é Joanessa Nunes, mais conhecida como Jô Nunes, uma jovem guarapuavana que canta e compõe MPB. Dona de uma voz suave, tranquila e delicada.

Cantora desde os cinco anos de idade, Jô Nunes iniciou carreira profissional aos 17. No começo, cantava apenas por diversão, participava de festivais, interpretando principalmente músicas gauchescas. Com o decorrer do tempo, o interesse começou a ficar mais sério e decidiu cursar Musicoterapia na Faculdade de Artes do Paraná (FAP) em Curitiba.

Os interesses musicais também mudaram, trocou o tradicional cancioneiro gauchesco pela música popular brasileira. Segundo Jô, não foi ela quem escolheu a MPB, mas sim a MPB que a escolheu. A paixão por esse estilo musical tão original e brasileiro deu origem ao seu primeiro cd, intitulado “Passarinha”.

Quase todas as composições são de sua autoria, uma delas, leva o nome do cd, “Passarinha”. Nela, Jô Nunes nos convida a viajar pelo universo do cotidiano sem perder o compasso. A “Passarinha” surgiu em uma casa de shows da cidade em um sábado de samba. Jô sentiu o quanto era livre e realizada através da música. Passarinha é um autorretrato dessa noite. A sua delicadeza e as belas paisagens de Curitiba, deixam o clipe ainda mais encantador.

Com um lado no samba e outro no MPB, Jô Nunes segue carreira utilizando a voz e o seu talento como instrumento para atingir o destaque merecido no cenário nacional. Mas, e os planos para o futuro? Jô quer continuar cantando, lançar um dvd, fazer viagens, conhecer outras cidades mas sem nunca deixar de dizer: sou paranaense com muito orgulho.

Ouca a música

(*) Jéssica Lange é acadêmica do 2o ano de jornalismo na Unicentro. Texto publicado no Gorpa Cult, parceiro da RSN, coordenado pela professora Nincia Borges Teixeira

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.