22/08/2023
Agronegócio Cotidiano Guarapuava

Guarapuavana fica entre finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Camila Kunz ficou entre as finalistas da categoria Produtora Rural. Ela foi aluna do Programa Acelerador de Lideranças Femininas

Portal RSN - PSMN-2023-Terceiro-Produtora-Rural

Camila é engenheira química e está à frente da AJC Agricultura, que tem sede em Guaraouava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A guarapuavana Camila Kunz ficou entre as finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, edição 2023 na categoria Produtoras Rurais. Ela que é engenheira química, foi uma das primeiras alunas a se formar no Programa Acelerador de Lideranças Femininas. Inciativa desenvolvido pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava.

De acordo com Camila, o curso ampliou a visão dela para a liderança feminina, pois além de ser uma imersão de autoconhecimento e liderança, proporciona o acesso a ferramentas práticas de gestão. “O convívio com mulheres de diferentes setores da nossa cidade me motivou a compartilhar o que eu vivo e a forma como atuo na área rural”.

Tudo o que compartilhamos e que tenho aprendido no programa, me ajuda a melhorar a minha gestão e fortalece a minha forma de liderar.

HISTÓRIA

Há três anos Camila deixou o cargo de gerente industrial em uma multinacional, no interior de São Paulo. Lá ela estava à frente de uma equipe de 145 funcionários. O intuito da mudança se resumiu a dedicar-se à gestão de propriedades rurais dos pais, com sede em Guarapuava.

“Foi um momento importante porque, além dos planos e sonhos para o negócio, resgatamos a história da AJC Agricultura nesses 38 anos de existência. Isso nos motivou a mergulhar nos projetos. Meu foco sempre foi a profissionalização do meio rural, focando na gestão integrada de pessoas e processo”.

Desse modo, uma uma das primeiras ações lideradas por Camila tratou-se de estabelecer papéis de responsabilidades dentro do negócio. A ação buscava tornar a tomada de decisão assertiva e ágil. Também foi criado um conselho para decisões estratégicas, com reuniões mensais.

Além disso, Camila buscou pela estruturação de uma política de retenção de funcionários, com plano de carreira, acesso a plano de saúde para os colaboradores e dependentes deles e plano de participação de resultados. De acordo com a engenheira química, a nova gestão também priorizou a educação dos filhos dos funcionários.

Uma vez na semana, uma pedagoga trabalha o reforço escolar com as crianças, sendo que as atividades têm viés voltado ao agronegócio. Além disso, todas têm acesso à musicalização, além de aula de balé, uma vez ao mês, e de futebol. O acesso a tratamento odontológico também é garantido.

O PROGRAMA

O Programa Acelerador de Lideranças Femininas idealizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava (SPPM) é executado em parceria com o Sebrar e Governo Federal. Tem como principal objetivo acelerar e facilitar o processo para as mulheres chegarem aos postos de liderança, seja no setor público ou privado.

Segundo a secretária da SPPM de Guarapuava, Priscila Schran ter o reconhecimento estadual de uma aluna mostra que o programa esta no caminho certo. “Precisamos continuar à incentivar ainda mais mulheres líderes, não somente no agro, mas em todos os setores do empreendedorismo”.

DISPUTA REGIONAL E NACIONAL

As vencedoras de cada categoria vão disputar a etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios ainda em outubro. Ele reúne os três estados do Sul. A etapa nacional ocorre em novembro, mês que se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, em Brasília (DF).

Ao todo, 15 vencedoras, três vencedoras por categoria para cada uma das cinco Regiões do país concorrem.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mariana Valente

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.