22/08/2023



Esportes

Guarapuavana irá disputar o Brasileiro de Laço

imagem-85520

Bárbara Franco 

Há 3 anos Tuanne Haeffner começou a se dedicar às provas de laço, esporte que pratica junto com sua mãe Marilise Scheidemontel Michelini. Neste ano Tuanne irá representar o Estado, com mais quatro meninas, no Campeonato Brasileiro de Laço, modalidade Prenda Adulta. A competição acontecerá entre os dias 04 e 08 de fevereiro em Piratuba, Santa Catarina.

A disputa será realizada em duas modalidades. A primeira quinteto, na qual as cinco  melhores do Paraná laçam juntas. Em seguida vêm a competição individual de Laço Prenda Adulta.

Este é o primeiro ano que Tuanne disputou uma competição para entrar no campeonato brasileiro. A jovem realiza treinamento intenso, três horas por dia. “Treino em todas as situações que podem acontecer durante a competição, na chuva, no escuro, com sol intenso, com vento, para que na hora da competição não me sinta insegura com a situação”.

Durante os treinos Tuanne realiza uma série de atividades. Primeiro faz o aquecimento do animal, depois faz o cavalo tocar o gado para se acostumar com eles, em seguida treina “Vaquinha Parada”, (vaca de madeira), que serve para trabalhar o domínio do laço. Na sequencia Tuanne inicia o treino com o cavalo e o gado na pista de laço. “Durante o treino calculo a distância certa para laçar, analiso o que está acontecendo ao meu redor, por exemplo para que lado o boi está indo, se está correndo de mais ou de menos, quais bois tem chifre, os que são mocho, para quando for laçar saber que tipo de jogada vou usar para cada um”.

Nos finais de semana Tuanne e sua família vão para os rodeios da região para competir e também trabalhar o psicológico.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo