22/08/2023
Cotidiano Esportes Guarapuava

Guarapuavano alcança pódio em Campeonato Estadual de Motovelocidade

Thiago Winker de Siqueira, de 32 anos já praticou outras modalidades

motovelocidade

Thiago alcançou o segundo lugar (Foto: Arquivo Pessoal)

O guarapuavano Thiago Winker de Siqueira, de 32 anos, alcançou o pódio no Campeonato Paranaense de Motovelocidade. A competição retorna após cinco anos. Thiago conquistou o segundo lugar na categoria principal.

Além disso, participou da Copa Paraná Sul de Motovelocidade onde conquistou a primeira colocação na categoria principal 1000cc PRO. Thiago, que anda de moto há 18 anos, já praticou outras modalidades.

“Pratiquei Wheeling (manobras com motos), motocross e enduro. A motocicleta sempre fez parte da minha vida, me lembro desde pequeno, já rodeava as motos do meu pai que sempre foi um grande inspirador”.

Além disso, Thiago contou que fez o primeiro track day em 2014. Até então, só andava na estrada. “Morei três ano e meio na cidade de San Francisco no estado da Califórnia nos Estados Unidos. Lá tive a oportunidade de fazer alguns track days dia de pista, e obter mais conhecimento na parte de mecânica”.

PRIMEIRA DISPUTA

Thiago destacou que essa foi a primeira corrida na motovelocidade. “Obtive um resultado bem melhor do que esperado. Minha ideia era correr na categoria light. Mas como fiz um bom tempo na pista, fui passado automaticamente para a categoria profissional”.

DETALHES DA CORRIDA

O esportista relatou como foi a corrida. “Larguei na terceira posição e fiz uma ótima largada pulando para a segunda posição. No famoso bacião, cheguei a ficar lado a lado com meu principal adversário. Entretanto, ele estava no melhor traçado e conseguiu manter a posição”.

Ele afirmou que abriu uma grande vantagem do segundo pelotão. Mas que na volta de número cinco, um oponente caiu e “tivemos bandeira vermelha”.

Nesse caso voltamos pros boxes pois haveria nova largada, alinhamos novamente no grid dessa vez eu larguei na segunda posição. Quando subia a placa de um minuto minha moto entrou na reserva. Fiz o cálculo errado do combustível. Mas, larguei mesmo com grande risco de uma “pane seca” (falta de combustível).

Assim, ele conta que conseguiu se manter na segunda posição e abrir uma distância boa dos adversários. “Nas últimas duas voltas a moto começou a falhar e meus adversários foram chegando. Mas com muita sorte, consegui chegar na segunda posição. Foi uma corrida inesquecível”.

Piloto deve intensificar os treinos para novas disputas (Foto: Arquivo Pessoal)

TREINOS

O atleta treina em Cascavel. “Fico triste por nossa cidade ainda não ter uma pista. Somos bem localizados e seria ótimo pra todo mundo já que estamos no centro do estado”.

O treino específico é feito uma vez por mês. Entretanto, ele acredita que por conta do resultado é preciso intensificar as atividades.

“Agora preciso ir pelo menos duas vezes. Porém treino todos os dias a parte física afim de melhorar a performance em cima da moto”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.