22/08/2023



Geral Guarapuava

Guarapuavano corre risco de morte por falta de medicamento

imagem-146571

 Da Redação 

Guarapuava – Aos 12 anos de idade Thiago Cordeiro descobriu uma doença chamada de miocardiopatia hipertrófica, distúrbios cardíacos em que as paredes dos ventrículos se tornam espessas (hipertrofia) e rígidas. Foi então que a saga por tratamento começou. Porém, a doença evoluiu em tal ponto que a única saída era o transplante.

Thiago realizou o transplante em janeiro deste ano. Após a cirurgia, sua vida seguiu normalmente por um tempo. Porém, no mês de junho deste ano o rapaz descobriu que estava com citomegalovírus, um vírus que causa mal-estar e febre até doenças graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina. No caso dele, afetou rins, fígado, vesícula biliar e a visão.

A partir daí outra luta começou para Thiago, que vive em Londrina com a mãe para poder continuar o tratamento. A família conta que foram duas longas internações. E agora o tratamento continua e vai até fevereiro de 2018. Porém, Thiago precisa tomar um medicamento que custa entre R$ 13 mil e R$ 15 mil, e recebeu apenas três caixas do remédio, suficientes apenas para três meses. O medicamento foi fornecido pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, em Curitiba. A mãe de Thiago, Patrícia Cordeiro, explica que tem só seis comprimidos e como são dois por dia, vão durar três dias. Ainda segundo ela, o pior é que não dá para comprar o remédio. Nem como pessoa física e nem jurídica. Nem o hospital conseguiu.

Thiago depende do remédio, pois com ele o vírus está praticamente controlado. Devido à debilitação causada pelo vírus Thiago acabou perdendo 11 quilos em um mês e, em consequência e do tempo em que ficou em repouso, teve uma hérnia de disco. Dessa forma, a recuperação acabou regredindo.  

Mãe e filho vivem hoje com a ajuda da família. Patrícia deixou o trabalho para se dedicar ao filho e tudo o que mais quer é vê-lo bem. "É desesperador para nós que estamos vendo a situação. Há dias que não come, não sai da cama, que fica só trancado em um quarto, e não quer conversar. Eu temo tanto pela vida do meu filho", diz a mãe.

Mais informações e contato podem ser obtidos através da página pessoal de Thiago no Facebook:

https://www.facebook.com/tcorz

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo