O guarapuavano, Silvonei José Protz, trouxe um pouco da história e curiosidades da cidade-estado, sede da Igreja Católica Romana. Radicado há mais de 30 anos em Roma, Silvonei traduz e faz a locução das mensagens do Papa. Dirige uma equipe de jornalistas que produz programas em Língua Portuguesa usados por 400 emissoras brasileiras e que chegam a outros oito países, entre eles Angola e Moçambique. Ele é jornalista e também professor universitário, egresso do Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro.
Nesta semana, ele participou de um aulão por Meet organizado pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava. A atividade para os demais estudantes de língua italiana do Estado. A técnica pedagógica do Celem no NRE, Rosângela Ester Marques Ilivinski, explicou que ocorre um aulão por semestre com pessoas nativas dos idiomas ou fluentes nela”.
Sempre buscamos que que o convidado propicie uma imersão cultural. E ainda com aspectos do país, da cidade onde vive, fugindo um pouco do roteiro habitual das aulas
De acordo com as informações, quando questionado por uma aluna sobre a comunicação interna no Vaticano, ele disse que as pessoas falam em italiano, língua oficial do território, junto com o latim. “É uma pequena Torre de Babel. Com mais de 60 nacionalidades, uma riqueza sem tamanho poder conviver diariamente com pessoas de todos os cantos do planeta”.
Assim, ao passar por momentos históricos da Igreja e do próprio Vaticano – oficialmente uma cidade-estado desde 1929 a partir do Tratado de Latrão – Protz relatou algumas curiosidades. Uma delas foi sobre o que por aqui conhecemos como “rua de paralelepípedo”. Por lá, esse tipo de pavimento de ruas e calçadas, típico do centro histórico de Roma, é o Sampietrini, chamado assim porque os primeiros foram colocados na Praça de São Pedro. Além disso, essa pavimentação com blocos de pedra ocorreu em vários locais, como podemos ver na própria capital paranaense, que até hoje preserva várias dessas ruas.
MAIS AULÕES
Conforme a Agência Estadual de Notícias, nesta semana outros aulões estão programados. Desse modo, na segunda (12), às 19h, ocorre o aulão de língua francesa, com um doutorando da Universidade Bernard University, de Lyon.
Assim, ao todo, o Celem possui cerca de 20 mil alunos em 218 municípios do Estado, sendo mais de 85% das turmas de Espanhol. Além disso, neste ano também estão abertas turmas de Francês, Italiano, Alemão, Japonês, Polonês, Ucraniano, Libras e Português para Estrangeiros.
Leia outras notícias no Portal RSN.