22/08/2023
Esportes

Guarapuavano de 7 anos é campeão

imagem-103256

Lizi Dalenogari, da Redação

Quem olha para Fernando Gelinski Kultz, o “Fernandinho” como é carinhosamente conhecido, vê um garotinho de 7 anos que sorri espontaneamente e desconversa quando é chamado de campeão. A pouca idade e a leveza de quem curte intensamente a infância não o impediu de conquistar um título muito cobiçado, o de campeão brasileiro de Triathlon Infantil. O título foi conquistado no último fim de semana, no Balneário de Caiobá, em Matinhos.

Fernandinho e a treinadora Caroline nas primeiras competições; parceria de sucesso

Treinado pela professora Caroline Sobanski, responsável pelos avanços do atleta mais especificamente na natação, onde o acompanha desde os 3 anos de idade, Fernandinho também conta com o apoio técnico do atleta e preparador físico João Marcelo Bueno e Marcos Cruz. Mas é impossível citar a conquista de Fernandinho sem lembrar do incentivo da professora Miriam Abedala e seu filho Alexandre, responsáveis pela Escola de Natação Primeiro Estilo. “Miriam foi minha professora de natação e hoje é a grande incentivadora do Fernandinho. Somos muito gratos por tudo que ela tem feito para que nosso filho cresça dia a dia na modalidade”, destaca Antonieli Gelinski Kultz, mãe do campeão.

Mas segundo a própria Miriam e o pai de Fernandinho, Fernando Kultz, é a mãe Antonieli a maior incentivadora do atleta. “Ela leva e busca nos treinos. Corre atrás das inscrições e tem um jeitinho todo especial para convencê-lo quando não quer ir treinar. É muito gratificante ver o empenho dela e como o esporte tem feito bem a todos nós”, conta o pai Fernando.

E foi o pai que destacou um fator determinante da personalidade do jovem atleta campeão. “Enquanto os outros atletas da categoria dele se mostravam concentrados, ansiosos e até nervosos para a competição, o Fernandinho estava ali levando tudo numa boa. Ele se diverte competindo e isso é muito positivo, afinal ele é criança e não tem que ser pressionado nesta idade. Ele leva tudo isso de maneira muito tranqüila”, conta Fernando. "Outro desafio foi nadar no mar. Ele disse que queria ir para a competição principalmente para nadar no mar. Até os atletas que treinam no mar, e saem na vantagem, estavam com receio. Ele não se abalou e cumpriu lindamente a prova", diz o pai.

COMPETIÇÃO

O Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil e Infanto Juvenil reuniu mais de 150 atletas que representaram quase todos os estados do país. Segundo o Presidente da FPTri Luiz Iran Guimarães, foi um trabalho em conjunto tanto da arbitragem, dos Staffs, Policia Militar e Guarda Municipal que garantiu o sucesso do evento. “A união de esforços garantiu o sucesso da competição e principalmente durante a prova de natação, no mar, com as equipes garantindo a total segurança  dos atletas ( de 06 anos à 15 anos). Parabenizo o atleta paranaense Fernando Gelinski Kultz pelo título de campeão, principalmente pela superação de sua primeira prova no mar”, elogia o presidente da Federação.

As categorias neste brasileiro em disputa foram: de 6 à 15 anos, divididas de um em um ano. As distâncias na categoria do Fernandinho, de 6/7 anos foram: 50m de natação, 1km de ciclismo e 500m de corrida. O campeão guarapuavano completou a prova em 10 minutos e 38 segundos.

O clima em Caiobá estava ameno, temperatura da água 24ºC ideal para a prova. A largada foi dada às 08:00hs com a categoria 6/7 anos, seguidas pelas demais categorias.

NETO DE PEIXE…

Fernandinho, o nosso campeão brasileiro de Triathlon é neto do empresário Alfredo Gelinski, um incansável incentivador do esporte guarapuavano, em especialmente do futebol. E foi do avô a idéia de comemorar o título conquistado pelo neto em grande estilo, com a presença de familiares e amigos neste sábado (22).

A Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetin, sempre impecável sobre a regência do Maestro Rodrigo, emocionou os convidados e o homenageado da noite.

Fernandinho certamente continuará sendo esta criança feliz e focada no esporte, afinal bons exemplos e incentivo não hão de faltar. A exemplo de seu avô, é um orgulho para todos nós guarapuavanos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.