Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – A comunidade guarapuavana passou a contar com mais uma força em se tratando de espiritualidade e de vida religiosa. Na cidade de Bordeaux, na França, o guarapuavano Ivan Luiz Chudzik dos Santos foi ordenado diácono pelo Instituto Bom Pastor.
A representante da Pastoral Afro em Guarapuava e membro da Comissão Para o Jubileu de Ouro da diocese, Nerci Aparecida Guiné, que é madrinha do diácono Ivan, destacou que para a diocese é uma honra receber o que considerou de “maravilhosa notícia” no momento em que a diocese completa cinquenta anos.
“Neste ano em que celebramos o Jubileu de Ouro de nossa diocese, é com muita alegria que acolhemos o diácono Ivan Luiz Chudzik dos Santos pelo Instituto Bom Pastor. Acolhemos com alegrias em nosso meio na certeza de que é mais uma força para nossa diocese. Parabéns aos pais Ivana e Nelson, por permitirem este filho estar a serviço do Reino de Deus”, destaca Nerci em uma nota.
SOBRE O INSTITUTO
O Instituto Bom Pastor é um Instituto de vida secular e direito pontifício. Foi fundado em 2006 por sacerdotes franceses. O Seminário se encontra no vilarejo de Courtalain, diocese de Chartres, na França. A primeira e principal paróquia, Saint-Éloi, encontra-se em Bordeaux, onde Ivan recebeu o diaconato.
O religioso contou que na ocasião de sua ordenação diaconal, outros cinco colegas receberam a mesma ordem. Um dia antes, em 25 de junho, outros cinco, foram ordenados sacerdotes.
“Eu recebi o diaconato numa cerimônia em que cinco foram ordenados diáconos e cinco sacerdotes, no dia 25 de junho. Atualmente há sete sacerdotes, dois diáconos e dez seminaristas do Brasil. Nós temos casa em São Paulo, Brasília e em breve em Belém do Pará. Há também casa na Colômbia (Bogotá), Itália (Roma), Polônia (Białystok, e em breve também em Varsóvia) e Uganda (Kampala)”, destaca o diácono.
Em 2015, as ordenações sacerdotais e diaconais dos brasileiros pelo Instituto Bom Pastor ocorreram em São Paulo. O cardeal arcebispo daquela arquidiocese, Dom Odilo Scherer, foi quem concedeu a licença para o ofício. As ordenações aconteceram no dia 22 de agosto, na paróquia São Paulo apóstolo, bairro da Mooca, na Capital paulista.