22/08/2023



Geral

Guarapuavano faria parte da turnê que viajou o Brasil

imagem-101322

Da Redação

A turnê do Gen Rosso iniciou no dia 16 de maio de 2013 como o musical Streetlight, com a participação de 200 jovens da Fazenda Esperança. Jovens estes, que viveram experiências de abandono e sofrimentos indescritíveis, que encontraram um refúgio nas drogas. Um desses jovens, um guarapuavano que prefere não se identificar, passou pela Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Foram 10 meses de internamento na comunidade para se ver livre do vício do crack. Durante o período em que esteve lá, ele conheceu o “Fortes sem Violência”, iniciativa do grupo alemão Starkmacher, mas acabou saindo pouco antes dos ensaios começarem.

“O projeto, em parceria com a Fazenda Esperança e a banda multicultural Gen Rosso se propõe a levar esperança para jovens e adolescentes que se encontram em situação de risco. É um projeto internacional de prevenção contra drogas. Não só para quem pratica a violência ou suas vítimas, mas especialmente, os outros: os expectadores passivos”.

Antes de começar com os jovens, é desenvolvida uma formação pedagógica com aqueles que trabalham diretamente com quem vai participar do projeto). Nesta etapa, são realizados alguns cursos sobre a cultura do diálogo e da fraternidade. Só então, durante uma semana, é que os jovens e os artistas do Gen Rosso começam a preparar um espetáculo. São dias de workshops em que cada jovem escolhe a área que se identifica mais: canto, dança, teatro, música e até produção técnica de bastidores. Depois de construídas todas estas etapas, os jovens se apresentam junto com a banda Gen Rosso.

O musical

O espetáculo conta a história real de Charles Moats, um jovem idealista que viveu num gueto de Chicago nos anos 60. Durante sua vida, ele descobre amizades verdadeiras e que, para viver o ideal de fraternidade em que acredita, deve fazer escolhas, que levadas até as últimas consequências, podem ser muito perigosas e mudar definitivamente o rumo da sua vida.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo