O guarapuavano Leonardo Lustoza, 19 anos, trouxe um título histórico para o Brasil. E a conquista foi durante o ISSF World Championship Shotgun, em Lonato del Garda, na Itália. A competição é a principal prova do calendário da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) de 2019.
Além disso, a competição reúne os melhores atletas do mundo entre os dias 30 de junho e 11 de julho. A vitória foi divulgada no site oficial da CBTE. O atleta júnior da Fossa Olímpica quebrou 121 dos 125 pratos lançados na etapa classificatória. E o resultado é superior aos que o jovem vinha tendo no Brasil. Por isso, Leonardo conquistou o direito de ir à final.
Ele disputou o título com outros cinco atletas. Os competidores eram representantes da Finlândia, Turquia, Eslovênia, Itália e Cazaquistão.
Sobre o título o atleta disse que não consegue explicar a sensação. “Eu comecei com seis anos, e virou uma paixão. E a cada tiro isso aumenta mais. Não tenho palavras para expressar a minha alegria pela conquista, esse é a maior competição de tiro ao prato do mundo”.
FINAL
Nesta etapa, toda as pontuações são zeradas e a disputa vai eliminando os atletas, um a um. Leonardo, apesar de uma penalização discutível, começou muito bem na liderança. Ele se manteve entre as três primeiras colocações durante toda a etapa.
O atleta esloveno foi eliminado, conquistando o bronze da competição. Já Leonardo ficou apenas um prato atrás do oponente, Matias Kidivu da Finlândia. Mas depois de uma série se acertos, veio a vitória. Leonardo se consagrou Campeão Mundial Júnior, e colocou o Brasil no topo do pódio. Um fato Histórico.
Leonardo participa de treinamentos diários no Clube de Caça e Tiro de Guarapuava, sob a orientação do técnico Carlo Danna.