Da redação – O guarapuavano que quiser conhecer um pouco da história dos 200 anos de Guarapuava terá que desembolsar R$ 4,00. Um documentário produzido pela Prefeitura e que teve várias viagens da jornalista Joelma Baitel e museus do Paraná e de outros estados brasileiros, está em cartaz no Cine XV até o sábado (19), às 19 horas. A estreia foi na segunda-feira (14). O filme, segundo site da Prefeitura, conta a trajetória de trabalho e de sofrimento da Real Expedição, desde a chegada aos campos e acontecimentos posteriores à conquista até os dias atuais.
O filme narrado pelo ator paranaense e global Luís Mello, mostra por meio de imagens e depoimentos de historiadores, pesquisadores e amantes da história, a origem das raízes de Guarapuava. O prefeito Fernando Ribas Carli, mento do projeto Guarapuava- 200 anos, disse estar "honrado, feliz e entusiasmado em estar à frente da Prefeitura de Guarapuava em um momento como este”. Para Carli, este é um "momento de gratidão aos que chegaram aqui em uma época dificílima. Obrigado a todos que fizeram este trabalho de forma espontânea, demonstrando o carinho que temos por Guarapuava”, afirmou.
A historiadora Julia de Santa Maria, presdiente da Comissão dos 200 anos, agradeceu a Prefeitura, "que dispôs esse documentário com informações fascinantes e essenciais, que conta a maneira que começou a nossa história”.
Política
Guarapuavano paga R$ 4,00 para conhecer a história dos 200 anos
- Por Cristina Esteche
- 16/06/2010