22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Guarapuavano participa do maior acampamento escoteiro do mundo

Ozorio Batista Freitas do Grupo Escoteiro Guara Puava vai participar do 'Jamboree Mundial' na Coreia do Sul entre os dias 1º e 12 de agosto

f854e16c-9082-4e56-8fdd-123765bd17bb

O evento é o maior acampamento do Movimento Escoteiro do mundo e ocorre a cada quatro anos em um país diferente (Foto: Divulgação)

O pioneiro Ozorio Batista Freitas do Grupo Escoteiro Guara Puava vai participar do ‘Jamboree Mundial’ na Coreia do Sul entre os dias 1º e 12 de agosto. O evento é o maior acampamento do Movimento Escoteiro do mundo e ocorre a cada quatro anos em um país diferente.

A previsão é que haja mais de 45 mil participantes, dos 206 países onde o escotismo é praticado. Do Brasil, irão 1.047 representantes, dos quais 215 são paranaenses, grupo em que Ozorio se encaixa. Durante o ‘Jamboree Mundial’ os jovens vão participar de atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo.

Desse modo, eles vão cozinhar, montar o próprio acampamento, fazer atividades de lazer, cultura, espiritualidade, entre outras, orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

ROTEIRO

(Foto: Divulgação)

Conforme a divulgação, o roteiro vai ter escala em Addis Abada – Etiópia África, seguido de turismo e intercâmbio com cinco dias em Hong Kong, Macau, e Coreia do Sul – SaeManGeum.

O tema deste acampamento é Draw your dream!, em português: ‘Desenhe seu sonho!’. “Construam seus sonhos semeando muita esperança, fraternidade, amizade e paz, para que juntos dos novos irmãos escoteiros que conhecerão durante o Jamboree vocês sejam contemplados por uma grande corrente de alegria e amor sem precedentes”.

ENCONTRO COM O GOVERNADOR

(Foto: Ari Dias/AEN)

Nessa semana o governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu no Palácio Iguaçu, parte dos escoteiros que vão representar o Paraná no Jamboree. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), É tradição, pelo menos desde os anos 1980, que os escoteiros paranaenses que participam do Jamboree peçam uma ‘autorização’ ao governador antes de embarcar.

Ficamos felizes em saber que o Paraná tem esse volume de jovens participando e que poderão levar esses conhecimentos para a vida. Desejo uma boa viagem, que aproveitem os dias que estarão lá para aprender e ter uma boa experiência representando o nosso Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo