* Por Rogério Thomas
O guarapuavano Marco Aurélio Scartezini de Meirelles tem muito mais do que apenas histórias de pescador para apresentar aos amigos e amantes da pesca. Marco conseguiu um feito de causar inveja a qualquer pescador brasileiro. Com um exemplar de 3,8 quilos, ele bateu o recorde mundial de pesca à traíra.
De acordo com o pescador, a traíra foi capturada no Lago do Rio Iguaçu, no Salto Segredo, próximo à Pousada Recanto do Iguaçu, no dia 07 de outubro de 2013. O peixe pesou exatos 3,8 quilos.
“Era um dia de pescaria normal, onde a água estava muito suja e não tínhamos tido nenhuma ação. Estávamos pescando eu e o proprietário da pousada o Sr. Gilson, até que em um pequeno barranco de menos de 15 metros tivemos quatro ações no Spinner Bait da Deconto 6/0 com uma minhoca soft no anzol de 6', sendo uma delas esse belo exemplar”, conta entusiasmado o pescador.
HOMOLOGAR RECORDE
Porém, após a pescaria, Marco iniciou um extenso processo burocrático: homologar o recorde da maior traíra pescada.
“Como eu já havia lido e estudado o manual da IGFA (International Game Fish Association), estava preparado. Fiz todas as fotos e filmagens necessárias, coletei informações de testemunha, soltei o exemplar e, chegando em casa, fui buscar a possibilidade de homologar”, explicou. “É um processo trabalhoso, mas não difícil, tive que enviar linha, leader, informações da carretilha, vara, balança, régua e etc. Além disso, umas das coisas mais importantes para a IGFA é a aferição da balança utilizada, pois isso comprova a veracidade do peso”.
Depois do processo encaminhado, Marco ainda teve alguns meses de espera para que o recorde fosse homologado. “Depois de uma longa espera, recebi um e-mail da IGFA me informando da homologação do recorde. Passados mais alguns meses chegou via correio o documento oficial, que com certeza vai para um quadro juntamente com a foto da “bitela”, lembrando que ela continua no lago e crescendo”, afirma o pescador, que soltou a traíra após a sessão de fotos, filmagem e pesagem.
NOVO RECORDE
Após um breve espaço de tempo, teve novo recorde quebrado por outro paranaense, Luis Octavio Castro, residente em União da Vitória, que pescou uma bela traíra de 4 quilos no Rio Timbó. Porém, para registrar seu feito, ele usou um método diferente. Ele pediu ajuda de um biólogo para analisar o animal e entrou no site da IGFA para mandar a documentação que provava o recorde de maior traíra já pescada.