22/08/2023
Esportes

Guarapuavano se classifica para Jogos da Juventude

imagem-55053

 

A prova contra-relógio, modalidade dentro do ciclismo em que um ciclista tem que pedalar um percurso no menor tempo possível, definiu os campeões da Fase Final dos 60º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), categoria B (12 a 14 anos), nesta segunda-feira, dia 1º, na pista improvisada na Rua João Forte Kambi, no Bairro das Araucárias, em Guarapuava. A prova que encerrou as competições na modalidade, também definiu as duas duplas que vão representar o Paraná na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece entre os dias 5 a 14 de setembro, em Natal, Rio Grande do Norte, na categoria B.

Os atletas escolhidos foram definidos a partir da soma do maior número de pontos obtidos nas três provas realizadas (circuito, contra-relógio e prova por pontos). No feminino, as representantes são Andressa de Oliveira Candido, do Colégio Estadual Sol de Maio, de Foz do Iguaçu, e Letícia Catalani Marques, do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, de Maringá. No masculino, os representantes do Paraná são os atletas Vitor do Valle Fryder, do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, de Guarapuava, e Leonardo de Oliveira, do Colégio Estadual Souza Naves, de Rolândia. 

Calouro em jogos escolares, o ciclista André de Lima, de 14 anos, medalha de ouro no contra-relógio e bronze na prova por pontos garantiu a quinta colocação na 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Ciclismo Infanto-Juvenil na prova estrada e agora, após a conquista nos JEPs, pretende se dedicar ainda mais aos treinos. “O ciclismo é a escolha que fiz para a minha vida e só consegui conquistar esse ouro porque estava muito focado nos treinos pesados, de segunda a segunda, com ajuda do técnico que também é meu personal trainer na academia”, declarou o atleta, que treina também com a irmã campeã da prova por pontos e circuito, Andressa de Oliveira Cândido.

Letícia Marques, de 14 anos, campeã da prova contra-relógio, que também foi eleita atleta destaque desta competição, participa pela segunda vez dos jogos escolares. “Estou muito feliz por ter vencido esta prova, porque ontem na prova por pontos eu tive uma queda, mas hoje estava disposta a correr atrás dessa medalha”, declarou emocionada a campeã, que é líder do Campeonato Paranaense de Ciclismo Infanto-Juvenil, que segue para a 3ª e última etapa, que será realizada no final de julho, em Jandaia do Sul. No Campeonato Brasileiro de Ciclismo, realizado no mês de maio em Maringá, a atleta conquistou o bronze na prova perseguição por equipes, na categoria Juvenil.

Classificação contra-relógio

Feminino
1º Letícia C. Marques – Col. Est. Dr. Gastão Vidigal, de Foz do Iguaçu – 56”748
2º Esther Fernanda S. da Silva Cruz – Inst. De Ed. Est. De Maringá – 51”438
3º Andressa de Oliveira Candido – Col. Est. Sol de Maio, de Foz do Iguaçu – 53”494

Masculino
1º André de Lima Candido – Col. Est. Dr. Arnaldo Busatto, de Foz do Iguaçu – 41”998
2º Leonardo Gonçalves de Oliveira – Col. Est. Souza Naves, de Rolândia – 42”272
3º Vitor do Valle Fryder – Col. Est. Bibiana Bitencourt, de Guarapuava – 42”969

No final da competição, foram escolhidos dois atletas destaques da modalidade, indicados pela equipe de arbitragem e pelos técnicos. No feminino, a atleta Letícia Catalani Marques, do Colégio Estadual Gastão Vidigal, de Maringá, e no masculino, Carlos Gabriel Braga, do Colégio Estadual Ayrton Senna, de Foz do Iguaçu.

Na classificação geral, quem garantiu o troféu de campeão foi o Colégio Estadual Souza Naves, de Rolândia, com 40 pontos. O vice ficou com o Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, de Guarapuava, com 28 pontos, e em terceiro o Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto, de Foz do Iguaçu, com 27 pontos. 

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pela Secretaria do Estado da Educação, organizados pela Secretaria do Estado do Esporte, conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarapuava.

 

Via Assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.