O guarapuavano tem à disposição cerca de 16 mil testes rápidos para o diagnóstico da covid-19. E é de graça. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Central de Testagem funciona junto ao Ginásio Municipal de Esportes Joaquim Prestes, o ‘Joaquinzão’. Equipe técnica está disponível de segunda a sexta, das 13h às 17h para a coleta do material.
Entretanto, segundo a Sesa, a procura é pequena. Conforme o cronograma de agendamento, nessa quinta (3), 60 pessoas se cadastraram. Todavia, apenas 20 compareceram. Conforme o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, haverá a compra de mais testes e a criação de novos pontos de coleta na cidade e no interior.
De acordo com a Saúde, desde 12 de abril, esses testes também estão disponíveis nas UPAs e em 33 unidades básicas de saúde. Além da Clínica da Mulher. Desse total de 16 mil, 2.500 já foram aplicados com 35% de casos positivos. Além deles, a secretaria de Saúde faz os testes do tipo RT-PCR e testes rápidos do tipo pesquisa de anticorpos IgM/IgG agendados pelo Call Center. Ambos colhidos no Ginásio Joaquim Prestes.
PROCEDIMENTO
Se uma pessoa teve contato com algum paciente positivado para a covid-19 deve ir até a unidade de saúde próxima ao local onde mora. Lá informa sobre os sintomas que está sentindo.
Após a avaliação médica haverá encaminhamento para a Central de Testagem para a coleta do material. Uma vez positivado haverá o acompanhamento pelo call center.
Leia outras notícias no Portal RSN.