Em mais uma competição internacional, o fisioterapeuta de Guarapuava Claudio Natanael de Camargo vai marcar presença. O profissional recebeu uma convocação para acompanhar a Seleção Brasileira de Breaking na Olympic Qualification System em Budapeste, Hungria. A disputa vai ocorrer de 20 a 23 de junho, representando a última oportunidade para o Brasil conquistar uma vaga nas Olimpíadas nessa modalidade.
De acordo com o egresso da UniGuairacá Centro Universitário, é necessário que um fisioterapeuta esteja com a equipe pois assim, os participantes recebem o suporte necessário para que tenham o melhor desempenho e alcancem a vitória.
Já estive com a seleção em Bruxelas na Bélgica, em Montpellier na França, em Paris na França, em Cali na Colômbia, em Kitakyushu no Japão, em Hong Kong na China, em Porto em Portugal, também na Coreia do Sul, isso ao longo desse ciclo olímpico nos últimos três anos.
Claudio ainda ressaltou a importância de uma abordagem multidisciplinar para cuidar dos atletas de breaking. Como o breaking surgiu das ruas, muitos atletas não tinham preparação física para o esporte. Então ter na equipe técnica um profissional que ajude a diminuir as lesões, traz mais segurança para os atletas desempenharem os movimentos.
A equipe é muito tranquila, então sempre tenho feedback de como estão para a melhor tomada de decisão terapêutica. No começo foi difícil a adaptação, mas necessária, visto que o breaking nunca foi visto como um esporte, então cada atleta se cuidava da própria maneira. Ter uma equipe multidisciplinar para apoiar e orientar foi importantíssimo. A UniGuairacá sempre teve a base que os atendimentos fossem multidisciplinares e isso contribuiu muito para os pacientes e também na minha formação.
Leia outras notícias no Portal RSN.