22/08/2023


Esportes Guarapuava

Guarapuavano vence competição internacional de Jiu-Jitsu

Com apenas dois meses na faixa marrom, o atleta conquistou três medalhas na Curitiba Summer Internacional Open, no fim de semana

jiu jitsu (1)

Armando exibe as três medalhas de reconhecimento internacional conquistadas no fim de semana (Foto: Arquivo pessoal)

Nesse fim de semana, o lutador guarapuavano de Jiu-Jitsu Armando Crissi, de 29 anos, conquistou três medalhas em competição internacional. O atleta participou do Curitiba Summer Internacional Open, competição organizada pela Brazilian Jiu-Jitsu Federation, e venceu em primeiro lugar na categoria Faixa Marrom Super Pesado, em duas lutas, uma com e outra sem kimono, e também ficou com o terceiro lugar na categoria Absoluto.

Armando treina e compete no esporte há seis anos, sob orientação do mestre Cristiano Cubas, da Academia Covsteam, e já foi campeão internacional na faixa azul, na roxa e agora inicia os desafios na marrom, apenas uma antes da faixa preta. O lutador formalizou a mudança de faixas há apenas dois meses e já havia sido destaque no primeiro campeonato que participou na nova categoria.

No último dia 17, o atleta participou, também em Curitiba, da National Pro, competição da UAE Jiu-Jitsu Federation no Brasil. Na ocasião, Armando lutou em uma categoria acima da qual ele está, de até 94 kg, avançando para o grupo de atletas de até 110 kg, e venceu a luta contra um atleta da capital, conquistando a medalha de ouro.

Armando comemorando a vitória da luta no campeonato National Pro, que aconteceu no dia 17 de fevereiro, em Curitiba (Foto: Arquivo pessoal)

O campeão guarapuavano de Jiu-Jitsu acredita que as medalhas são um incentivo para as próximas competições programadas: o Campeonato Paranaense, que será em Curitiba no mês de março, e o Campeonato Brasileiro em São Paulo, em abril.

“Serão várias competições no mesmo dia, então o intuito é treinar bastante para estar bem condicionado e com um bom ritmo para trazer ainda mais medalhas pra casa”.

Em entrevista ao Portal RSN, Armando contou que o esporte foi muito importante para a retomada da motivação, durante a recuperação de um acidente sofrido em 2017, em que fraturou a cervical e a coluna, e colocou em dúvida seu retorno ao tatame.

“Depois de oito meses de tratamentos e fisioterapias, voltei para as competições, sendo campeão mundial na faixa roxa. Para mim, o Jiu-Jitsu é mais do que um hobby, é uma bênção e uma filosofia de vida”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo