22/08/2023
Geral

Guarapuavanos colocam votos à venda em perfil no Facebook

imagem-78385

Enquanto muitos brasileiros estão analisando propostas de candidatos às eleições para decidir em quem votar, outros estão deixando de lado a chance de colocar sua cidadania em prática. Postagens em um grupo que reúne guarapuavanos no Facebook mostram publicações de jovens que estão colocando seus votos à venda. Um dos relatos, feito no dia 15 de agosto, recebeu diversos comentários de pessoas que também diziam vender seus votos. Apesar da postagem possuir tom humorístico, alguns membros do grupo reagiram com aversão aos comentários.


Usuário que começou discussão comenta que não recebeu nenhuma proposta "Será que os políticos por ai não tão precisando de 1 votinho?" Foto/Reprodução: Facebook

Para o professor Cláudio Andrade, do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o fato de pessoas estarem colocando seus votos à venda pode refletir uma possível insatisfação com cenário político atual, mesmo que no caso da postagem a intenção não seja totalmente real. “Nós estamos vivendo momentos extremos. Agora [na época de política] ou as pessoas vão ao extremo de anular o seu voto e não tentar mudar nada, ou oferecer ele para os candidatos”, explica.

Ainda de acordo com Cláudio, em casos como estes as pessoas costumam avaliar os candidatos como um único tipo. “Se eles ficam insatisfeitos com um candidato, eles associam este sentimento a todos os outros. Mesmo que isso seja só uma brincadeira, o problema é quando discursos semelhantes a estes são feitos sem nenhuma ideologia por trás”.

Crime Eleitoral
De acordo com o Artigo 299 do Código Eleitoral Brasileiro, oferecer seu voto em troca de qualquer tipo de vantagem, mesmo que a proposta não seja aceita, é crime e pode gerar reclusão de até quatro anos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.