Começo esta matéria lhe convidando para refletir sobre as ideias. Afinal, o que colhemos hoje, senão o fruto das ideias? Estou escrevendo agora em um computador, porque alguém, algum dia, idealizou esta máquina. A partir do momento que eu clicar em “publicar”, essa matéria chegará até você pela internet e isso só é possível pois, em um passado não tão distante, alguém ousou pensar fora da frequência e imaginou uma rede capaz de nos conectar ao mundo e às pessoas. As ideias pretendem mudar o mundo. Já as boas ideias, muito mais que mudar o mundo, quando colocadas em prática, melhoram e facilitam a vida das pessoas. E é tão gratificante quando nos deparamos com pessoas capazes não apenas de idealizar, mas também realizar. Pois bem, lhe apresento Elias e Adriely.
Os jovens universitários do curso de Letras, Elias Trizotti de Mattos e Adriely Pereira de Mattos, têm 25 e 23 anos, respectivamente. Além dos genes e do sobrenome, compartilham também a determinação necessária para persistir na direção que acreditam, mesmo encontrando diversos obstáculos pelo caminho. Os irmãos são desenvolvedores do “Puava”, aplicativo que pretende facilitar a relação entre taxistas e usuários de táxi.
“O aplicativo foi idealizado há dois anos, quando não havia sequer rumores sobre a chegada de alguma outra empresa que oferecesse um serviço similar. A ideia original consistia em disponibilizar várias soluções de mobilidade urbana e muitas outras opções, mas para um projeto desse tamanho, era necessário um investimento maior do que podíamos”, conta Elias.
O serviço foi lançado na última quinta (19), data que marca a recompensa dos anos de estudo, planejamento, dedicação e renúncias. Ambos arcaram sozinhos com todas as etapas de criação, sem ter nenhuma ajuda técnica ou financeira.
“Estamos muito felizes e realizados, pois não foi fácil aprender a linguagem de programação e conciliar as atividades. Nós dois estudamos e trabalhamos, por isso foi preciso muita organização para dar conta dos trabalhos de faculdade e o desenvolvimento do projeto, que demanda muito estudo”, conta Adriely.
Elias conta ainda que a ideia surgiu diante dos impasses que eles enfrentavam como consumidores do serviço.
“Tínhamos dificuldade em conseguir táxi em qualquer lugar. Era aquela velha história de ter que andar sempre com o cartãozinho do motorista e ligar quando fosse necessário”.
A relação de amizade construída com os taxistas ao longo dos anos também está entre as motivações.
“Conhecemos a classe dos taxistas e sabemos o quanto são apaixonados pelo trabalho que realizam. Isso nos incentivou a querer fazer algo para valorizar e facilitar o trabalho deles. Nos dedicamos a criar algo novo e útil, que pudesse ser convertido em algo rentável, mas sempre pensando em proporcionar algo barato para os clientes e para os motoristas”, relata Elias.
SOBRE O APLICATIVO
O Puava é um aplicativo que permite aos guarapuavanos que precisam de serviço de táxi encontrar motoristas parceiros que oferecem esse serviço. São aceitos como motoristas do Puava apenas taxistas devidamente autorizados a atuar de acordo com a legislação vigente, garantindo que sempre haja motoristas disponíveis – 24h por dia. O aplicativo atende apenas Guarapuava, mas o objetivo é ampliar para outras cidades.
DIFERENCIAL
Segundo os criadores, o Puava apresenta um modelo bem distinto do empregado por grandes empresas de fora da cidade, como o mundialmente conhecido Uber, que recentemente começou a operar no município.
Não cobra tarifa alguma sobre os atendimentos realizados pelos motoristas. O taxista paga apenas uma pequena taxa de manutenção mensal e em retorno, o aplicativo oferece um desconto para o usuário, que no momento é de 20% do valor indicado pelo taxímetro.
COMO BAIXAR
O aplicativo, que está em sua primeira versão, está disponível para download na Google Play Store (plataforma Android) e em breve terá versões para iOS (Apple) e também para dekstop.