22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuavanos discutem Plano de Mobilidade Urbana em audiência pública

Diagnóstico preciso direciona ações para locais exatos e melhora a mobilidade na cidade

plano de mobilidade urbana (6)

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

As ações do Plano de Mobilidade Urbana de Guarapuava foram o tema de audiência pública, nessa quarta (31), na Câmara Municipal de Vereadores. Conforme informou o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst a audiência é a segunda fase do plano. “Aqui temos a oportunidade de ouvir a população e também explanar as pesquisas e projetos”.

Durante a audiência, representantes da empresa Urbtec, responsável pelo plano, apresentaram o diagnóstico das pesquisas e atividades feitas desde fevereiro deste ano, a partir de questionários aplicados à população. De acordo com o secretário Municipal de Habitação e Urbanismo, Flavio Alexandre, o plano complementa o plano diretor na parte de mobilidade.

“Com o diagnóstico muito preciso sobre transporte coletivo, veículos em pontos críticos e semáforos, a Urbtec estará direcionando ações para os locais exatos, disciplinando o trânsito e melhorando a mobilidade da cidade”.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Conforme a audiência pública, o projeto tem como objetivo auxiliar o fluxo no trânsito em Guarapuava. E isso diz respeito a carros, transporte coletivo, pedestres, ciclistas e cargas. Além disso, melhorar a infraestrutura e os sistemas de transporte, e proporcionar uma consciência ambiental.

Entretanto é preciso que haja a correta utilização dos recursos do planejamento urbano. As ações têm previsão de finalização em oito meses. E são promovidas pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes e de Habitação e Urbanismo. Portanto, para saber mais sobre o Plano de Mobilidade Urbana, acesse aqui.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.