22/08/2023


Guarapuavanos exploram o mundo sem limites para a comunicação

Alunos contam a experiência de uma temporada no exterior

luana1

Nos últimos anos o fluxo de pessoas e informações que viajam pelo mundo se intensificou, e a cada dia mais viajar para o exterior seja a trabalho, estudos ou  lazer faz parte da nossa realidade. A observação é feita pela professora Giselle Schimaichel, Orientadora em Educação Internacional, graduada em Relações Internacionais pela Unicuritiba e em Letras pela Unicesumar. Hoje ela leciona no CCBEU em Guarapuava.

Em busca de intercâmbios muitos adolescentes e jovens procuram a escola de inglês com a intenção de ter uma experiência internacional significativa, com a intenção de morarem fora do país, pelo menos por um período seis meses a um ano.

E as possibilidades são muitas. De acordo com Giselle, para os adolescentes o programa mais recomendado neste sentido seria o High School. Já para jovens e adultos as opções variam de acordo com o que o estudante busca: se é melhorar o inglês, explorar o mundo, fazer parte da  graduação em outro país, trabalhar, e outros.

“Nossos alunos estão ao redor do mundo, um faz um programa de graduação sanduíche na Espanha, outro fez pós-doc na Irlanda, outro na Bélgica, outro terminou semana passada um programa de seis meses de High School no Canadá. E dia após dia os vemos ganhar o mundo e sabemos que nada disso seria possível sem uma boa bagagem de conhecimento em língua inglesa”.

Conseguir um intercâmbio internacional, desde que haja o domínio do idioma inglês, é fácil? “Existem milhões de possibilidades: bolsas de estudos, oportunidades de trabalho, programas de voluntariado e imersões culturais mas elas só estão disponíveis para aqueles que estão preparados, aqueles cuja língua estrangeira não representa um obstáculo. E o CCBEU é perito em preparar os seus alunos para explorar o mundo e suas possibilidades, temos projetos focados em viagem com NAF e o 21 days to a better English”.

Luana Gasperotto uma das alunas passou um ano no Canadá fazendo o programa de High School e conta que sempre frequentou as aulas com os nativos e nunca teve tratamento especial em sala de aula por que era estudante internacional. Além disso, a estudante ganhou vários prêmios pela performance excepcional em várias disciplinas.

Luana (Foto: CCBEU)

“O meu intercâmbio está sendo a melhor experiência da minha vida. Em menos de três meses eu aprendi coisas que talvez nunca aprenderia na minha zona de conforto. conheci pessoas incríveis, lugares maravilhosos, culturas fascinantes e acima de tudo eu me conheci, conheci meus limites e minhas virtudes, e amadureci muito”. Segundo Luana,  o que mais a encanta é a diversidade cultural que encontrou na terra distante. “A interação com pessoas de outras religiões, cores e etnias, e o aprendizado que isso me proporcionou. Agradeço aos meus pais pela oportunidade, e agradeço mais uma vez ao CCBEU pelo incentivo, e principalmente pelo apoio durante o tempo que passei estudando inglês nessa escola.”, disse Luana.

Marina (Foto: arquivo pessoal)

Marina K. Cunha, que estudou no CCBEU desde pequena e se formou na escola, passou o ano de 2017 cursando o último ano de sua graduação no Sienna College em Albany – NY. A estudante foi tão bem sucedida em sua experiência que agora em Janeiro retornou para os EUA contratada para trabalhar com marketing em uma empresa americana.

Erick (Foto: CCBEU)

Ericky Santos disse que em 2017 realizou uma experiência incrível em 30 dias de aprendizado. Fui para Viena-Áustria como intercambista pelo CCBEU. Me senti muito realizado, pois permaneci parte desse tempo em uma casa de uma família incrível, que me acolheu e me tratou com muito carinho, e outra em um acampamento onde conheci no total pessoas de 22 nacionalidades diferentes as quais eu nunca vou esquecer na minha vida e vou manter contato sempre. Tudo isso não teria acontecido sem o meu inglês, que proporcionou comunicação e muitas oportunidades”.

Letícia (Foto: CCBEU)

Outra jovem que foi ao exterior é Letícia Savoldi (Europa Jovem). “Não tenho nem palavras pra descrever o quão maravilhosa essa viagem foi pra mim. Eu tive a oportunidade de conhecer vários lugares, tais como Londres, Cambridge, Escócia, Paris e muitos outros. Também conheci pessoas de diversos lugares do mundo e um pouquinho de suas culturas. Além de toda a diversão e passeios pude estudar inglês em uma escola muito boa em Cambridge, com professores incríveis e assim expandir meu conhecimento. A Intercultural, empresa que me proporcionou essa viagem, foi sempre muito atenciosa, paciente e responsável, assim como o guia que nos levou. Posso, com toda certeza, dizer que foi a melhor viagem da minha vida e que as experiências que tive vou levar sempre comigo.”

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo