22/08/2023



Geral Guarapuava

Guarapuavanos se reúnem no 1º Enco Veg

imagem-110453

Da Redação

Guarapuava – Os vegetarianos, veganos e simpatizantes de Guarapuava tem um encontro marcado na tarde deste domingo (17). A partir das 15h30 acontece na Cabana Coworking – anexo ao Parque do Lago – um piquenique vegetariano.

O piquenique faz parte de um conjunto de ações que começou na tarde desse sábado (16), com algumas palestras do tema no Sesi, e tem como objetivo reunir a comunidade vegetariana de Guarapuava, além de instruir as pessoas sobre essa prática.

A idealizadora de tudo isso é a bióloga Débora Valginhak, que começou a pensar em ações na cidade com a vontade de reunir as pessoas vegetarianas e veganas, para fortalecer a prática na nossa região. “Comecei a pensar nisso para reunir as pessoas mesmo. Aqui em Guarapuava precisamos desenvolver muitas coisas, não tem lugares pra gente sair e comer, por exemplo. É bem complicado”.


Representantes do Onca – Grupo de Proteção Animal, participam com instruções sobre vaganismo

Além disso, Débora também fala que deve-se instruir as pessoas para que elas saibam que há como comer muita coisa boa e gostosa que não tenha ingredientes de origem animal. “Quando a gente fala pra família que é vegetariano eles pensam que a gente não come nada, mas não é assim. Tem muita coisa boa, como temos aqui hoje: salgados, doces, brigadeiro. Todo mundo que quiser ver está convidado para conhecer tudo isso”, destaca ela.

A representante do coletivo Move, Bruna Thimoteo Freitas, explica que a ação é importante para instruir as pessoas quanto ao vegetarianismo. “Nosso objetivo é mostrar alternativas, que tem a possibilidade de comer coisas que não sejam de origem animal. Tivemos palestras ontem e temos apoio da Onca. Hoje também teremos o piquenique aqui na Cabana”, conta ela.

O vegnique – piquenique vegano – é também na Cabana Coworking e a movimentação por lá deve seguir até o final da tarde deste domingo.

IOGA

Outra ação que aconteceu anexo ao Encontro de Vegetarianos e Veganos foi a aula de ioga, que tradicionalmente acontece no Parque do Lago. De acordo com a professora de ioga, Mariel Laura Róldan, as aulas que já acontecem se juntaram com a inciativa do evento vegano. “Temos as aulas aqui no Lago e elas são abertas para todas as pessoas. Com isso, aproveitamos o Encontro para fazer aqui hoje à tarde”, explica.


Aula de ioga fez parte das ações do Encontro

De acordo com Débora, há uma grande possibilidade de outras ações acontecerem no futuro, de acordo com o sucesso desta primeira ação. “Muita gente que é daqui falou que não estaria na cidade e gostaria de participar. Já vamos pensar em outras ações, e se tudo der certo aqui, vamos organizar outros eventos”, finaliza.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo