Fotógrafos de Guarapuava estão mobilizados para arrecadar recursos que serão destinados à compra de equipamentos de Jeison Primak e Franccielly Zanona Primak. Conhecidos pelos seus trabalhos profissionais na área da fotografia, eles tiveram todos os seus equipamentos de trabalho destruídos pelo fogo. O incêndio ocorreu no último dia 4 de outubro. Câmeras, computadores, flashes, lentes e outros produtos foram consumidos pelas chamas.
De acordo com o fotógrafo, o incêndio começou quando e ele e Fran estavam fora do estúdio.
“Deixei a Fran no mercado e fui para reunião sobre um casamento que fotografaria no sábado. Mas, de repente, resolvi passar no estúdio quando me deparei com fumaça saindo pelas janelas. Quando entrei estava tudo acabado”, relatou ao Portal RSN.
Segundo Jeison, a causa pode ter sido a explosão de uma peça que encontrava-se dentro de uma das bolsas.
“18 HDs com fotos, incluindo um com imagens do último casamento que tinha fotografado, não foram atingidos. Foi a mão de Deus, porque o estúdio é todo em madeira e teria combustível para queimar três dias, caso o fogo não fosse contido”.
Para repor o prejuízo, estimado em R$ 60 mil, amigos – muitos deles, fotógrafos – criaram ações solidárias que qualquer pessoa interessada pode participar. A primeira delas é uma vaquinha online, que pode ser acessada neste link. Outra possibilidade de colaboração é participar do “Churras do Jeisão”, que acontecerá no dia 24 deste mês, no buffet Anaju, às 19h. Informações e ingressos podem ser obtidos pelo número (42) 9 8816-9081.
Uma terceira ação entre os amigos que vai sortear um ensaio fotográfico. A participação custa R$ 5 e o sorteio ocorrerá no dia 30 de novembro. 15 fotógrafos de Guarapuava integram a força-tarefa para ajudar Jeison e Fran. As fichas de participação podem ser adquiridas na Foto Koris, Fuxicando Sobre Artes e YogoWay.
Assista, abaixo, um depoimento do casal.