Uma iniciativa de moradores do Núcleo Rocha Loures, do bairro Santana, em Guarapuava, resultou na reforma do prédio da associação comunitária que atende a população da região. Com recursos próprios, a presidência da associação e voluntários, inclusive, de outros bairros, revitalizaram o espaço, que hoje é usado pela comunidade para prática de atividades sociais, como cursos e oficinas. Ao todo, os moradores já investiram mais de 4,5 mil na reforma do local.
De acordo com o presidente da associação de moradores do Rocha Loures, Glauberson Rocha, as reformas no espaço começaram no local no dia 31 de julho de 2017, um dia após os novos presidentes de associações terem sido empossados em Guarapuava. A motivação para as reformas, segundo ele, foi a vontade de tornar o bairro mais unido.
“Tirar dinheiro do bolso para reformar tudo aqui as vezes pode parecer um pensamento incoerente, mas era necessário que a gente desse o primeiro passo para que pudéssemos, em seguida, trabalhar de uma maneira melhor”.
Desde o ano passado, na sede da associação, foram reformados o telhado, pintura externa, beirais e forro, além da inclusão de lixeiras e pinturas. Tudo com mão de obra voluntária.
“É complicado a gente pedir uma contribuição mensal dos moradores porque muitos não têm condições. Então, pela nossa vontade de unir o bairro e trazer mais qualidade de vida para as pessoas, estamos trabalhando alinhados entre todos os presidentes de associação para fortalecer cada comunidade”.
Criada em meados de 1980, a associação de moradores do Núcleo Rocha Loures é composta por nove integrantes. No núcleo do Santana, vivem cerca de duas mil pessoas, distribuídas entre 500 residências. Para Glauberson, a quantidade de moradores do núcleo “obriga” que sejam realizadas cada vez mais atitudes em prol da população.
“Nós já trouxemos cursos e oficinas para o bairro, inclusive com o apoio da Unicentro e da prefeitura, para que as pessoas tenham oportunidade de capacitação e lazer”.
Hoje, uma das atividades realizadas na sede associação é voltada para o ensino infantil, em um projeto idealizado em parceria com a Escola Municipal Professora Silvanira Penha para reforço estudantil de alunos do colégio. Outro projeto, que será desenvolvido em breve, é voltado para capacitação profissional, com um curso de mecânica para mulheres, em parceria com a Associação Guarapuavana de Associações de Moradores (UGAM) e Associação Primavera.
“Haverá certificado para as participantes, pensando justamente na comprovação profissional”.
APOIO
Segundo Glauberson, para a realização de todos os projetos, o apoio de voluntários e a motivação do presidente da UGAM, Vilmar Roberto Zainedir, o “Vermeio”, do bairro Primavera, foram fundamentais. A parceria, ainda, de instituições públicas como a Prefeitura de Guarapuava, também auxilia, diariamente, na execução dos projetos da associação de moradores do Núcleo Rocha Loures.
“Para a prefeitura, inclusive, nós já entregamos diversos ofícios pedindo melhorias para o Núcleo, como o asfaltamento na rua atrás do Colégio Mahatma Gandhi. Solicitamos, também, a implantação de uma quadra sintética. O asfaltamento foi uma demanda que já recebemos uma sinalização positiva do prefeito Cesar”.