22/08/2023


Guia das profissões: por que cursar Farmácia na UniGuairacá?

A instituição prepara os acadêmicos para atuar nas mais de 135 áreas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia

WhatsApp Image 2022-11-18 at 12.56.13

Farmácia (Foto: Divulgação)

A profissão de farmacêutico vai além do trabalho em clínicas de saúde e farmácias. O curso de graduação também capacita os futuros profissionais a realizar atividades relacionadas aos processos de produção de cosméticos e medicamentos. No curso de Farmácia da UniGuairacá Centro Universitário, os acadêmicos são preparados para atuar nas mais de 135 áreas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A coordenadora do curso, professora Luciana Alves de Camargo, aponta algumas dessas áreas. “Assistência e atenção farmacêutica, farmácia hospitalar, análises clínicas, alimentos, indústria, controle de qualidade, produção de medicamentos, produção e controle de cosméticos, manipulação, educação em saúde, entre outros”.

Mas, afinal, por que cursar Farmácia?

De acordo com a professora Luciana, após finalizar o curso, é grande a chance de já ser inserido no mercado de trabalho. “É um curso dinâmico, com várias áreas de atuação, voltado para a prática e com boa colocação no mercado. Temos empregabilidade de praticamente 100% dos nossos egressos”.

Contudo, é o amor pela profissão que determina essa escolha. Este é o caso da acadêmica Danielle Mendes de Oliveira do 10° período. A aluna conta que seu amor pela profissão só aumenta. “Por trás de cada medicamento existe o afeto e o cuidado de quem o manipula, somados à necessidade e esperança de quem o recebe. É impossível não amar o que escolhemos fazer diante disso. É um amor que aumenta todos os dias quando percebo que ser farmacêutica vai muito além do que um diploma pode expressar. Nós desenvolvemos laços e empatia por cada paciente, somos esperança na vida de alguém quando colocamos em prática nosso dom de manipular doses de cura”.

Já para o acadêmico Igor Cesar Schreiner, que também está no 10° período e sonha em atuar na área de análises clínicas, o que o leva a ter paixão pela profissão é a relevância dentro da área da saúde. “Vejo o papel do profissional farmacêutico extremamente importante, tanto contribuindo para o diagnóstico, em análises clínicas, quanto na assistência farmacêutica, contribuindo para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos pacientes”.

Os acadêmicos sabem que para ser um ótimo profissional, a primeira escolha que precisa ser assertiva é a instituição de ensino. Danielle, que pretende atuar em farmácia comunitária ou comercial, confiou na UniGuairacá para ser o primeiro passo para realizar seu sonho. “Decidi confiar à UniGuairacá a realização do meu sonho por ser uma instituição referência na área da saúde, por apresentar ótima qualidade de ensino, boa estrutura, um excelente corpo docente e por conhecer ótimos profissionais já formados que foram frutos daqui”.

O que diz quem está no mercado de trabalho

Farmácia (Foto: Divulgação)

A egressa Samila Horst Peczek, formada há 2 anos e meio, já é mestre em Ciências Farmacêuticas, com foco em Nanotecnologia e iniciou na área da dispensação. Para ela, a paixão pela profissão vem do leque de oportunidades disponíveis na área. “O que me faz ter amor pela profissão são as inúmeras possibilidades que ela me oferece. Desde poder estar em contato direto com o paciente prestando um atendimento farmacêutico ou até mesmo poder estar por trás do desenvolvimento de um medicamento, seja na manipulação, indústria ou pesquisa. Mas de uma maneira geral, sempre contribuindo para o bem-estar das pessoas”.

Na UniGuairacá, as possibilidades e o amor pela profissão são passados em cada período do curso, além de trazer vivência prática para os acadêmicos, pois “o curso é concluído em 5 anos, com estágios a partir do 3° período, com diversificado método de ensino, compreendendo metodologias ativas, aulas práticas e inserção em projetos de pesquisa e extensão”, ponderou a professora Luciana.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo